ASN MS
Compartilhe

Pela 1ª vez em Deodápolis, Sebrae/MS leva metodologia de fomento ao empreendedorismo na escola

Viabilizado por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura, projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) beneficiou mais de 100 estudantes
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Pela primeira vez em Deodápolis, estudantes da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi levada para o município, neste ano, por meio do eixo “Empreendedorismo na escola” do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação.

Para possibilitar que os estudantes enxergassem o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de permitir que desenvolvessem novas habilidades como boa comunicação, trabalho em equipe e planejamento, o Sebrae/MS capacitou os professores que aplicaram a metodologia em sala de aula e, na última sexta-feira (24), a conclusão desse trabalho foi celebrada com a realização de uma feirinha. Ao todo, 106 estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que cursam o Ensino Fundamental, apresentaram à comunidade os produtos feitos em sala de aula, como temperos naturais, brinquedos ecológicos, eco papelaria e artesanato sustentável.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, responsável pelo eixo “Empreendedorismo na Escola”, que pertence ao Cidade Empreendedora, Priscila Veloso, o Sebrae capacita a Feirinha do JEPP é a celebração do trabalho que visa fomentar uma cultura empreendedora na escola. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano. Os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo”, explicou Priscila.

De acordo com a diretora da Escola Professora Elizabete Lucena Campos Polo, Luciana Cristina Calado, trabalhar com o projeto juntamente com os alunos do EJA foi uma novidade. “O apoio dos professores e o entusiasmo dos alunos foram essenciais para essa realização. A parceria com o Sebrae contribuiu muito para o aprendizado dos nossos alunos como um todo, principalmente para despertar o lado empreendedor”, ressaltou a diretora. Já para a aluna Maria Clarice dos Santos Balbino trabalhar com a confecção de temperos foi uma experiência incrível. “Além de aprender a fazer algo que eu não sabia, vi uma nova oportunidade de empreendimento nascer. Fiquei muito feliz com a oportunidade”, explica.

Para o coordenador do EJA, Cleidivaldo Siqueira, a aplicação da metodologia corroborou para o crescimento dos estudantes em diversos aspectos, por ter uma abordagem multidisciplinar. “Eles aprenderam sobre finanças, como produzir seu produto, comercializar na Feira do JEPP e receber pelo seu artigo vendido. A feira é um grande evento para colocar em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula”, concluiu.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

-