ASN MS
Compartilhe

Plano do programa Cidade Empreendedora norteará a transformação de Coronel Sapucaia

Documento reúne diagnóstico, prioridades estratégicas e ações para fortalecer gestão pública, impulsionar pequenos negócios e promover melhorias na qualidade de vida da população
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

A noite de quarta-feira (10) marcou um novo capítulo para Coronel Sapucaia, com o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), durante evento realizado na Câmara Municipal. A iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e com a Prefeitura de Coronel Sapucaia.

Durante o encontro, foi apresentado à população o conteúdo técnico do PDM — documento que reúne diagnóstico atualizado do município, projetos estruturantes, indicadores e diretrizes de monitoramento. A programação também incluiu palestra do mentor do Sebrae/MS, Tiago Gorski. Esta é a primeira vez que Coronel Sapucaia participa do programa, ingressando na modalidade “Transforma”, que prevê 18 meses de ações voltadas ao fortalecimento da gestão pública e ao desenvolvimento econômico local.

A prefeita Niágara Kraievski destacou a relevância da parceria para o avanço do município e afirmou que os resultados serão alcançados. “O PDM não é apenas um instrumento técnico, é um compromisso com o futuro da nossa cidade com desenvolvimento, qualidade de vida e mais oportunidades para cada cidadão. Eu quero agradecer ao Sebrae e ao Governo do Estado, grandes parceiros de Coronel Sapucaia. Quando o Sebrae chegou, eu já tinha grandes expectativas e, com o tempo, elas foram se concretizando. Hoje vemos a importância dessa atuação conjunta para o desenvolvimento econômico do município.”

Prefeita Niágara Kraievski destacou a relevância da parceria para o avanço do município

Criado para estimular o crescimento sustentável dos municípios, desde 2018, o Cidade Empreendedora já atuou em 45 municípios de Mato Grosso do Sul e, atualmente, está presente em 36 cidades. O analista da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, ressaltou que a elaboração do PDM representa um compromisso coletivo com o futuro local. “O Governo do Estado e o Sebrae lançam o PDM com o objetivo de transformar o município em uma potência de desenvolvimento econômico, envolvendo lideranças empresariais, a agricultura familiar e toda a sociedade. Queremos construir prosperidade e deixar um legado duradouro para o município de uma sociedade mais justa e economicamente forte”.

Para analista da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, elaboração do PDM representa um compromisso coletivo com o futuro local

Dentro da estratégia do Cidade Empreendedora, o PDM funciona como instrumento central de planejamento, ao estabelecer um roteiro integrado de desenvolvimento, alinhado às vocações econômicas e às demandas do território.

A diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforçou que o Plano é fundamental para orientar a execução das ações previstas ao longo do programa: “O lançamento do PDM é uma etapa estratégica, pois organiza 18 meses de ações prioritárias para transformar a realidade do município, promovendo desenvolvimento social e econômico, inclusão produtiva e melhoria da qualidade de vida da população. Sebrae e Governo do Estado são ferramenta e apoio, mas o que fará o processo de desenvolvimento acontecer em Coronel Sapucaia serão a liderança e protagonismo locais. É o engajamento e a vontade do empresariado e da população que farão as transformações.”

Na visão de Sandra Amarilha, engajamento e a vontade do empresariado e da população farão as transformações

Coronel Sapucaia, localizada na região Sul de MS, na fronteira com o Paraguai, por meio da cidade-irmã Capitán Bado, destaca-se por sua vocação agropecuária. A economia local em forte base na produção rural, com presença relevante de agricultores familiares e comunidades tradicionais. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Coronel Sapucaia, Claudinei Aparecido de Souza, essa vocação ganhará ainda mais força. “A execução do PDM em Coronel Sapucaia ajudará os agricultores e fortalecerá a agricultura familiar e as aldeias indígenas com informações, cursos e atendimento ao produtor, trazendo orientações e aumentando a produtividade”.

Para transformar suas vocações em resultados concretos, o PDM aponta que Coronel Sapucaia precisa diversificar sua base econômica, fortalecer os pequenos negócios, valorizar a agricultura familiar e consolidar uma governança participativa que envolva poder público, setor privado e sociedade civil. O fortalecimento da identidade local, aliado a investimentos em qualificação profissional, inclusão produtiva e infraestrutura, são indicados pelo Plano como essenciais para que o município avance rumo a um desenvolvimento mais equilibrado, sustentável e inclusivo.

O que é e como funciona o Plano de Desenvolvimento Municipal

O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), base da edição 2025–2028 do Cidade Empreendedora, é uma ferramenta de gestão estratégica que organiza prioridades, mobiliza lideranças e orienta projetos transformadores. O objetivo é conectar as potencialidades locais a entregas efetivas, contribuindo para o fortalecimento da gestão municipal, a promoção do empreendedorismo, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida.

Elaborado em seis etapas, o PDM contou com ampla participação de lideranças locais, gestores públicos, empresários, sociedade civil, instituições de ensino e cidadãos, por meio de oficinas, entrevistas e consultas. Com base em dados e metodologias modernas, o plano resultou de uma construção coletiva alinhada às necessidades reais do território.

Sua estrutura se organiza em quatro áreas-chave que orientam diagnóstico e estratégia: desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; educação, inovação e capital humano; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; e governança, gestão pública e inclusão social.

Clique aqui para consultar o PDM de Coronel Sapucaia.

Para acompanhar as ações do Cidade Empreendedora, acesse: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.brf