Recomeçar é, muitas vezes, um ato de coragem. É olhar para o passado sem negar as cicatrizes, mas com o desejo de construir um futuro diferente. É com esse espírito que foi criado o Projeto Aurora, uma iniciativa da 50ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) que oferece a mulheres em cumprimento de pena a oportunidade de reencontrar propósito, desenvolver novas habilidades e reconstruir suas trajetórias com dignidade.
O projeto conta com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Plural. A parceria possibilita que as participantes recebam capacitações sobre empreendedorismo e autoconhecimento, para reconhecer potencialidades e transformar desafios em oportunidades de crescimento. Segundo a coordenadora do programa Sebrae Plural, Maristela França, a cooperação entre as instituições nasceu em 2022 e vem gerando resultados significativos.
“É uma oportunidade ímpar e muito significativa para o Sebrae, em conjunto com o Ministério Público, atuar no fortalecimento do desenvolvimento social, promovendo a inclusão por meio do empreendedorismo. Trata-se de um trabalho que resgata dignidade e cidadania, permitindo que essas mulheres retomem seu papel na sociedade da melhor forma possível. A parceria tem gerado resultados concretos, e essa pauta está totalmente alinhada à missão do Sebrae de construir um Estado mais igualitário, onde as pessoas possam ser incluídas e prosperar pela via do empreendedorismo e da dignidade”, afirma a coordenadora.
Desde então, o Projeto Aurora já beneficiou dezenas de mulheres, oferecendo suporte estruturado que abrange o fortalecimento emocional, a recomposição de vínculos familiares e a qualificação profissional, com foco na prevenção da reincidência criminal e na reintegração social. Com uma ampla rede de parceiros, a iniciativa promove ações de autoconhecimento, apoio psicológico e social, qualificação profissional e empreendedorismo, abrindo caminhos para um novo começo.
De acordo com a promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, idealizadora do projeto, a parceria com o Sebrae/MS tem sido fundamental para ampliar o alcance e o impacto das ações. “O MPMS, por intermédio da 50ª Promotoria de Justiça, procurou a parceria do Sebrae pelo reconhecimento do Sistema S como grande colaborador no fortalecimento da cidadania. Em uma sociedade plural, o Sebrae tem alcançado as mais diversas esferas da sociedade e promovido inclusão, o que repercute positivamente em uma vida mais digna e equânime para todos”, destacou.
Ao abordar a importância do empreendedorismo nas ações de reinserção social, Jiskia reforça que o tema é essencial para romper o ciclo de vulnerabilidade. “É de primeira ordem. Considerando o fato de que um registro em ficha criminal pode dificultar a reestruturação da vida em sociedade após o cumprimento da pena, o ato de empreender tem sido uma alternativa frequentemente desejada por egressos, dada a sua autonomia para promover o próprio sustento.”
A promotora também avalia que os resultados obtidos até aqui comprovam o potencial transformador da iniciativa. “A concessão de oportunidades pela preparação de dezenas de pessoas em fase final de cumprimento de pena e egressas para o desenvolvimento de atividades lícitas, produtivas e que geram dignidade para si e para a sua família. Em última razão, aquilo que todos nós almejamos: uma sociedade mais segura, com o não retorno dessas pessoas ao ciclo da criminalidade.”
Um novo ciclo de transformação
Dando continuidade às ações que já mudaram tantas histórias, no dia 4 de novembro o Projeto Aurora iniciou uma nova etapa voltada ao empreendedorismo, com a formação de uma turma de 25 internas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado, em Campo Grande. O encontro marcou o início de uma jornada de escuta ativa, dedicada a compreender as necessidades do grupo e traçar um plano de ação que guiará as atividades até o final de 2026. Esta já é a quinta turma acompanhada pelo projeto desde sua criação, em outubro de 2021.
“As internas recebem o projeto com muita alegria e expectativa. Elas percebem que as atividades propostas auxiliam no crescimento pessoal e profissional e representam um olhar para o futuro. Como o próprio nome sugere, um novo renascer para escreverem uma história diferente em suas vidas”, destaca Tania Tanus, consultora do Sebrae/MS responsável por conduzir as atividades.
Sebrae Plural
O Sebrae Plural tem como foco a inclusão produtiva de grupos sub-representados, utilizando o empreendedorismo como ferramenta de transformação e desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma estratégia nacional implementada pelo Sistema Sebrae em 2024, e Mato Grosso do Sul foi um dos estados pioneiros na criação de uma metodologia específica para atender às necessidades das comunidades participantes.
Os grupos sub-representados não necessariamente possuem uma população reduzida, mas têm menor presença nos espaços decisivos da sociedade. Atualmente, o Sebrae Plural contempla os seguintes grupos: indígenas, população negra e quilombolas, mulheres, mães atípicas, pessoas com deficiência, pessoas 60+, imigrantes e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para mais informações, entre em contato com o Sebrae/MS pelo telefone 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.

