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Projeto do Sebrae/MS encerra terceiro ciclo e potencializa negócios no segmento da moda

Ao todo, o “ALI Moda” atendeu 44 empresários com empreendimentos de diversos portes, inclusive microempreendedores individuais
Por Camila Mortari
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Com o objetivo de potencializar os negócios no segmento da moda, o Sebrae realizou o terceiro ciclo do programa “ALI Moda”. Com acompanhamento gratuito, por meio de um agente com experiência no mercado, os empreendedores puderam obter ferramentas necessárias para acelerar a produtividade, melhorar o faturamento e realizar inovações no empreendimento.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS Roberta Serafim, ao todo, 44 empresários com empreendimentos de diversos portes, inclusive microempreendedores individuais (MEI), participaram ativamente durante os três ciclos de duração do programa. Os ciclos abrangeram pequenas indústrias de moda, com foco em produtos sustentáveis, produtos diversos, que contemplam a regionalidade do estado e incentivam a inclusão, a produção e o consumo de moda alternativa, também moda autoral e moda diversa.

“Os resultados que foram atingidos demonstram o poder de transformação que esse projeto tem, que aumentou, por exemplo, em 25% o faturamento desses empresários e fortaleceu a adesão dessas empresas às soluções criativas. Esse efeito conseguimos demonstrar, porque está refletido no aumento de 24% de inovação dentro desses pequenos negócios acompanhados. O “ALI Moda” proporcionou uma experiência de autocomprometimento com o cliente, e abriu uma oportunidade de crescimento e de consolidação dessas empresas no mercado”, ressalta a analista-técnica.

Uma das participantes do “ALI Moda” e proprietária do “Roupável”, Nair Gavilan Carvalho, conta que o projeto foi uma experiência gratificante, e expôs um diagnóstico detalhado sobre seu empreendimento. Para ela, a transformação foi tanta que houve mudança até no nome da marca.

“Eu vi um anúncio na internet. Estava olhando os cursos do Sebrae, e preenchi despretensiosamente, porque eu não sabia do que se tratava. Entraram em contato comigo, sugerindo a visita para eles me explicarem o que era o projeto, marcamos e comecei a fazer o acompanhamento. Eu expliquei para a Luciana (consultora do projeto), sobre como funcionava a minha confecção, e ela me passou alguns dados e materiais para eu trabalhar na minha marca. Eu já queria alterar muitas coisas, e conciliou com tudo o que aprendi no projeto. Eu fui entrando no assunto cada vez mais. Aprendi muito”, enaltece Nair.

Já para as proprietárias do Divino Santo, Viviane Carvalho de Souza e Ana Lúcia Paim, a busca pelo “ALI Modas” foi para obter uma consultoria particular do setor. “Como trabalhamos com alpargatas bordadas a mão e acessórios, temos muitas dúvidas, e a Luciana, com sua expertise na área de produção, sanou todos os nossos questionamentos trazendo inovação, opções de crescimento”, relata as empresárias.

O evento de encerramento do Piloto Nacional do “ALI Moda” aconteceu no dia 17, na Sede do Sebrae da capital. Mais informações sobre as ações e outros serviços oferecidos pelo Sebrae/MS podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no 0800 570 0800 ou acessando o Portal do Sebrae/MS.

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