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Rick Chester e Rapha Falcão inspiram empreendedores de Dourados na Semana do MEI

Evento promovido pelo Sebrae trouxe orientações práticas sobre marketing digital, inteligência artificial e os desafios da jornada empreendedora
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
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O especialista em marketing para pequenos negócios Rapha Falcão e o empreendedor e influenciador Rick Chester inspiraram e compartilharam dicas valiosas com aproximadamente 550 microempreendedores, empresários e estudantes que participaram das palestras magnas realizadas na noite dessa terça-feira (27), em Dourados. A programação faz parte da Semana do MEI, evento nacional organizado pelo Sebrae, que acontece de 26 a 30 de maio.

A conselheira do Sebrae/MS e diretora de Operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Cristiane Bissoni, realizou a abertura do evento e incentivou os empreendedores a colocarem em prática os aprendizados das palestras. “Aproveitem ao máximo este momento, que foi pensado especialmente para que vocês transformem sonhos em negócios e façam a diferença na nossa economia”, ressaltou.

Segundo o conselheiro do Sebrae/MS e vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Nilson dos Santos, mais do que apoiar os empreendedores, a realização do evento foi importante para aproximar o público jovem da cultura empreendedora. “Assim o Sebrae contribui para despertar nos jovens a mentalidade empreendedora e mostrar como o empreendedorismo pode ser um caminho para o alavancar o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou.

De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, as palestras ofereceram conteúdo de alta qualidade com aplicação prática nos pequenos negócios. “Nosso intuito foi trazer conhecimento para ajudar os empresários de Dourados. A palestra da Rafha Falcão, por exemplo, trouxe insights valiosos sobre marketing digital e destacou as novidades mais atuais no uso da Inteligência Artificial. Já o Rick Chester deu uma verdadeira aula de vida e estratégia, mostrando como a conexão com os clientes e a observação do mercado podem impulsionar as vendas. Sem dúvida, foi um momento importante de troca de experiências e aprendizado que contribuirá para o crescimento dos microempreendedores de Dourados”, destacou o gerente.

O evento também contou com a presença do conselheiro do Sebrae/MS e representante da AMEMS, Fernando Ribeiro Martins.

Rapha Falcão apresentou aos empresários ferramentas de inteligência artificial e passou dicas de como ampliar as vendas no ambiente digital

Conhecimento para impulsionar os negócios

Com o tema “Marketing Digital e Inteligência Artificial para Negócios”, Rapha Falcão apresentou um conteúdo direto e prático, voltado à modernização das estratégias digitais dos pequenos negócios e à geração de renda extra. Especialista em marketing digital para microempreendedores, ele mostrou 14 ferramentas de inteligência artificial que podem ser utilizadas como aliadas na criação de conteúdos e na análise do comportamento do consumidor.

“A estratégia digital é essencial para o empreendedor hoje em dia. É o seguinte: se você não está posicionado nas redes sociais, está deixando dinheiro na mesa. E o segredo para ter sucesso nesse ambiente é a frequência. O empreendedor hoje precisa ser um colecionador de dados, a partir do momento em que você começa a postar no Instagram, consegue observar o que está funcionando e, a partir daí, replicar. Com certeza, os resultados vêm”, destacou Falcão ao explicar o uso adequado das ferramentas para alcançar resultados.

Na sequência, os participantes assistiram à palestra “Pega a Visão”, conduzida por Rick Chester. Ele chegou vendendo picolés ao público e envolveu os presentes com uma mensagem carregada de energia e motivação, baseada em sua trajetória desde a infância, quando começou a vender alface em Pitangui (MG), movido pela meta de inserir carne nas refeições da família, até o momento em que viralizou na internet ao vender água na orla de Copacabana (RJ) e comentar, em um vídeo, sobre a crise econômica do Brasil.

A maneira como transmite a forma que enxerga o empreendedorismo e traduz conceitos complexos de vendas com linguagem simples e acessível transformou sua vida: de vendedor ambulante a palestrante internacional, Rick mostrou que é possível empreender mesmo com poucos recursos. Durante a palestra, ele abordou temas como conexão com o cliente, educação financeira e gestão das emoções sempre associados à vontade de crescer e alcançar o próximo nível.

“Poderia dar um milhão de dicas sobre empreendedorismo, mas a principal é: suporte o processo. Não adianta querer começar a empreender hoje e esperar um resultado extraordinário em dois dias ou dois anos. É preciso paciência, dedicação e, acima de tudo, constância. Busque conhecimento e não se afaste de instituições como o Sebrae, que realiza ações como esta Semana do MEI justamente para fortalecer a mentalidade de quem sonha alto. Estude, mas também coloque em prática o que aprendeu”, enfatizou Rick.

Rick Chesther inspirou o público ao apresentar a trajetória que traçou no empreendedorismo

Participantes se identificam com a trajetória dos palestrantes

O evento foi marcado por momentos de forte identificação do público com as histórias e dicas apresentadas. Para o consultor de negócios Alexandre Neves, as palestras se complementaram ao oferecer visões práticas e inspiradoras sobre o empreendedorismo. “Foram dois exemplos muito interessantes para colocarmos em prática. O Rapha Falcão trouxe um conteúdo denso e atual, com muitas informações sobre o uso da inteligência artificial nos negócios. Aproveitamos ao máximo, tiramos fotos, anotamos dicas e vamos aplicar isso no nosso dia a dia. Já o Rick Chester é um verdadeiro fenômeno. É inspirador ver alguém com essa trajetória e que conquistou tanto espaço, se tornando uma referência nacional com uma visão estratégica de negócios e muita autenticidade. Foi um momento de muito aprendizado”, avaliou.

Para a proprietária da loja de cosméticos e acessórios Sempre Bella, Samia Jalil, as duas palestras foram fundamentais. “Estou empolgada para aplicar as ferramentas de inteligência artificial no meu trabalho. Já na segunda palestra, o que mais me chamou a atenção foi perceber o quanto a inteligência emocional também é essencial para empreender. Sem ela, a gente não consegue manter o equilíbrio e a estabilidade nos negócios. As duas palestras foram extremamente relevantes! Se todos procurassem o Sebrae, que está à disposição dos empreendedores, com muitas ações gratuitas, acredito que muita gente teria resultados melhores”, expôs.

Especializada em costura criativa, a professora de Artes aposentada Nice Gomes tem investido com entusiasmo em sua jornada como empreendedora. “Hoje eu adquiri uma verdadeira caixa de ferramentas sobre vendas no digital. Participar das palestras e expor meus produtos na Feira Compre do Pequeno, que também faz parte da Semana do MEI, foram atitudes alinhadas com a decisão que tomei este ano: ‘quero tudo’ o que o Sebrae puder me oferecer para realizar meu sonho de ser empreendedora. Desejo ser reconhecida pelos meus produtos, aprimorar a qualidade deles e alcançar sucesso, inclusive financeiro”, declarou.

Empresários se envolveram com as temáticas e tiraram fotos dos slides das palestras para aplicar o conteúdo no negócio

Próximas ações da Semana do MEI

A programação da Semana do MEI continua até sexta-feira (30), com oficinas, feiras e atendimentos gratuitos voltados a quem deseja empreender ou fortalecer seu pequeno negócio. Além das palestras, Dourados e outros 20 municípios da região Sul de Mato Grosso do Sul recebem uma programação com mutirão de atendimentos para renegociação e formalização de negócios. Confira o site e veja o ponto mais próximo de você: semanadomei.ms.sebrae.com.br.

Dentre as ações realizadas em Dourados está a Feira “Compre do Pequeno”, que será realizada na Praça Antônio João nesta sexta-feira (30), das 18h às 22h, e no sábado, das 8h às 15h. A iniciativa tem o intuito de dar visibilidade aos microempreendedores individuais, permitindo que apresentem produtos à comunidade e conquistem novos mercados. Ao todo, 20 expositores participarão da feira, que também contará com uma mesa de atendimento com especialistas do Sebrae.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento do Sebrae/MS pelo número 0800 570 0800 e pelo WhatsApp da regional de Dourados (67) 3410-8800.