ASN MS
Compartilhe

Sebrae apresenta ações para consolidação do Centro de Tradições Pantaneiras em Rio Verde de Mato Grosso

Evento reuniu cerca 40 participantes e contou em sua programação com a inauguração da Sala da CIA Pantaneira no município
Por Maria Luiza Massulo
ASN MS
Compartilhe

Lideranças, empreendedores e artistas de Rio Verde de Mato Grosso, participaram na última segunda-feira (10) da reunião do Centro de Tradições Pantaneiras (CTP), para conhecerem as ações que irão ocorrer ao longo do ano para a consolidação do centro no município, além de prestigiarem o lançamento da Sala da CIA Pantaneira – Companhia Pantaneira, um espaço dedicado para ensinar as músicas e os instrumentos pantaneiros para jovens e adolescentes da cidade, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Verde e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Cerca de 40 pessoas marcaram presença na reunião. Na ocasião, a equipe do Sebrae apresentou aos gestores públicos, empresários e entidades locais, as ações previstas para o processo de estruturação e consolidação do Centro de Tradições Pantaneiras durante o ano de 2023. O CTP é uma iniciativa do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, com o intuito de valorizar e preservar a cultura pantaneira, além de fomentar a economia criativa e o turismo na região, com a construção de um espaço em Rio Verde de Mato Grosso.

Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a expectativa com o CTP é de trazer novas perspectivas para os pequenos negócios por meio da valorização da cultura pantaneira. “Essa iniciativa é importante para valorizar e preservar a cultura pantaneira no nosso estado. Pantanal está em alta e as pessoas querem conhecer mais desse lugar incrível e os pequenos negócios, ao explorar os elementos de destaque da cultura pantaneira como dança, música, artesanato e gastronomia, conseguem proporcionar experiências de encantamento aos turistas”, pontua a gerente.

Para uma das participantes do evento, Ana Mirian Brito, que é proprietária do ateliê Inspiraê, a reunião foi importante para motivar as lideranças, que estão bastante otimistas com o projeto. “A cultura pantaneira está muito presente em nossas raízes e com a ajuda do Sebrae vai ser possível usufruir disso tudo de uma forma organizada e rentável”, declara.

Sobre o Centro de Tradições Pantaneiras

O Centro de Tradições Pantaneiras é um projeto que está em desenvolvimento e procura estruturar ações de governança em âmbito regional para agregar valor aos ícones da cultura dessa região e ressaltar essas iniciativas nos 12 municípios pantaneiros do Estado: Sonora, Coxim, Rio Verde de MT, Corguinho, Rio Negro, Porto Murtinho, Bodoquena, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.

A proposta é que o Centro consolide informações histórico-culturais sobre esses municípios e qualifique empreendedores culturais do território em gestão e produção cultural. Nessa construção de ações, esses empresários terão mais condições de acessar novos mercados, terão atrativos para comercializar produtos da economia criativa e do turismo.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.