ASN MS
Compartilhe

Sebrae capacita condutores de ecoturismo em Rio Verde de MT para fortalecer turismo sustentável na região

Curso Competências Mínimas de Condutor (CMC) qualifica profissionais para atuar no ecoturismo e turismo de aventura, impulsionando a economia local
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Conhecida por suas cachoeiras, trilhas ecológicas e paisagens de tirar o fôlego, Rio Verde de Mato Grosso tem investido em mais do que divulgar os atrativos naturais – vem incluindo a qualificação de quem faz o turismo acontecer no dia a dia. De 9 a 12 de junho, o município recebeu, pela segunda vez, o curso “Competências Mínimas de Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura” (CMC) uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, voltada à profissionalização do setor e ao fortalecimento da cadeia do turismo sustentável na região Norte do Estado.

“Nosso foco é incentivar o empreendedorismo e promover a qualificação técnica dos profissionais que atuam com ecoturismo e turismo de aventura. Com isso, fortalecemos a economia local, estimulamos a preservação ambiental e posicionamos nossa região como um destino sustentável e competitivo”, destaca a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Rio Verde de Mato Grosso, Rafael Gomes da Silva, o curso representa um avanço para o setor turístico. “Essa é uma das grandes apostas do município para impulsionar o desenvolvimento. Trata-se de uma formação muito completa, que prepara os condutores tanto em relação à postura e atuação como guias, quanto para lidar com situações extremas, como emergências. Foi uma experiência muito rica, que possibilitou inclusive a descoberta de novos atrativos da cidade”, disse.

Capacitação reuniu condutores, empreendedores e lideranças locais em uma programação intensa, com atividades teóricas e práticas.

A capacitação reuniu condutores, empreendedores e lideranças locais em uma programação intensa, com atividades teóricas e práticas, voltadas à condução segura e responsável de visitantes em ambientes naturais. Além da formação técnica, o curso propõe uma nova forma de olhar para o território e os potenciais do ecoturismo e do turismo de aventura como fonte de renda, desenvolvimento local e valorização da identidade regional.

Qualificação que gera impacto no território

Durante a imersão, os participantes desenvolveram competências para atuação em trilhas, cachoeiras e demais áreas naturais, com foco na segurança, atendimento ao visitante e boas práticas ambientais. A proposta também estimula a criação de roteiros mais estruturados e conectados com a cultura local e os princípios da sustentabilidade, por meio da abordagem de técnicas de interpretação ambiental, condução de visitantes, segurança em trilhas e noções de patrimônio histórico e cultural. Ao final, os participantes estão aptos a trabalhar em unidades de conservação, parques e atrativos turísticos, contribuindo para o desenvolvimento do setor na região.

Quem participou reconhece os ganhos da iniciativa. Um deles foi o empreendedor e agente de turismo Ariel Albrecht, do Centro de Atendimento ao Turista de Coxim. “O curso foi essencial para capacitar líderes em ecoturismo e turismo de aventura. O instrutor trouxe conhecimento técnico e prático, com foco nas normas internacionais, como as certificações ISO, garantindo mais segurança e qualidade nas experiências. Essa capacitação eleva o padrão do turismo local”, ressaltou.

A condutora Rosa Ferreira Baloque, da empresa Chapéus Karandá, também obteve uma experiência positiva, com impactos profissionais e pessoais. “Sendo moradora de Rio Verde, não conhecia tantos lugares bonitos daqui, como as trilhas. Fiz amizades com o pessoal de Pedro Gomes e Coxim que também participaram. Foram quatro dias muito aproveitados”, contou.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, entre em contato pela Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800, ou acesse: ms.sebrae.com.br.