Com o objetivo de fortalecer o associativismo, o Sebrae/MS e o Sistema Faems, por meio do programa TransformAção, realizaram nesta segunda-feira (11), evento de celebração de resultados, apresentando o que foi promovido pelas entidades para o desenvolvimento das Associações Empresariais de todo o estado ao longo deste ano, além das propostas para 2024.
O evento atraiu para a sede do Sebrae em Campo Grande os presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais e Empresariais filiadas à Faems. “Hoje nós coroamos um ano de muito trabalho, de muita coisa boa para as Associações. Nós fizemos a diferença. São entidades que andam juntas e trabalham pelo Estado e dão às Associações Comerciais, da maior a menor, condições para que elas possam fazer algo pelos seus municípios”, destaca o presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti.
As ações em 2023, por meio do programa TransformAção, resultaram em apoio à realização de missão técnica para membros das associações, capacitação dos executivos das entidades, encontros estaduais em Campo Grande e Ponta Porã, consultorias para melhoria da gestão, workshop para lideranças, entre outras iniciativas.
O vice-presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, afirma que esta atuação trouxe benefícios para quem participou. “Nós tivemos muitas oportunidades e agradecemos ao Sebrae, que está sempre junto com a gente, dando incentivos. É um estímulo para que possamos enfrentar outras dificuldades. E avalio que tivemos um ano de trabalho muito bom”, pontua.
“Temos como propósito fortalecer o associativismo em Mato Grosso do Sul, preparar as Associações para cada vez buscarem mais associados, engajar mais empresários nesse grande desafio que é preparar os pequenos negócios para o desenvolvimento, para que eles ocupem espaços”, complementa o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Apoiando o associativismo
Ao todo, atualmente, 63 Associações Comerciais e Empresariais estão ativas junto à Faems, e dessas, são participantes do programa Transformação 55. A parceria visa fortalecer as entidades empresariais por meio da disseminação de conhecimento, geração de receitas e ampliação dos serviços oferecidos aos associados.
O programa abrange ações como o diagnóstico dos principais desafios das associações, para a criação de um plano de ação e o acompanhamento dos executivos das entidades; reuniões abordando temas para fomentar o associativismo; articulação com novos fornecedores, para trazer oportunidades; e capacitações.
Por meio da parceria, o Sebrae expande a cobertura de atendimento em todo o estado de Mato Grosso do Sul, contando com o apoio das associações comerciais filiadas à Faems e apoiando-as no trabalho com micro e pequenas empresas.