ASN MS
Compartilhe

Sebrae lança projeto que cria rede de agentes para fortalecer o turismo na Estrada Parque

Distrito de Camisão, em Aquidauana, é uma das regiões que receberá projeto piloto para melhoria de produtos e serviços ofertados aos turistas
Por Victoria Amorim
ASN MS
Compartilhe

Para fortalecer a estruturação das novas rotas e produtos turísticos com foco nos atrativos naturais e culturais locais, o Sebrae está implantando o Projeto Agentes de Roteiros Turísticos na Estrada Parque, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa piloto foi lançada no distrito de Camisão, em Aquidauana, na última quarta-feira (27), com a presença dos agentes envolvidos, empresários e de representantes de distritos próximos: Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti) e Piraputanga (Aquidauana).

Localizado entre dois biomas ricos e importantes para o Brasil, o Cerrado e Pantanal, o distrito de Camisão tem potencial no desenvolvimento sustentável do ecoturismo. Por isso, o Programa Agentes de Roteiros Turísticos busca fortalecer as ações de organização de turismo territorial já existentes no local, realizadas pela Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), além de estimular as atividades em Piraputanga e Palmeiras.

“Com o programa, teremos a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos, e os empreendimentos trabalharão em rede, oferecendo seu melhor em atendimento, focando nas subjetividades dos atrativos de cada local. Assim, Palmeiras, Piraputanga e Camisão serão unidos pelo programa e o turismo territorial será consolidado, gerando trabalho e renda, dentro dos conceitos da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, explica a presidente da Aecopaxi, Miriam Aveiro.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Felix Durso, ressalta que o programa é potencializa resultados para empreendedores do ecoturismo. “É um programa que vem para consolidar as ações em um território que já está contemplado pelas iniciativas de turismo do Sebrae, com a intenção de facilitar a implementação dos processos e a potencialização dos resultados que a gente já vem trabalhando na região. Os focos de atuação são da governança, através da mobilização e sensibilização dessa governança no território, os produtos e serviços dentro da jornada do turista serão melhorados e aprimorados. Ou seja, esse é um programa que vem somar muito para a região que está em pleno desenvolvimento do turismo”, afirma a analista.

O evento de lançamento do projeto ocorreu na Escola Municipal Franklin Cassiano, localizada no distrito de Camisão. Além dos agentes, estiveram presentes empresários do setor do turismo. O empreendedor de longa data, Alexandre Gustavo Riva Périco, avalia que os negócios na região tendem a prosperar desde que exista uma boa gestão. “O crescimento e o progresso do turismo da nossa região é inevitável. Porém, precisamos que seja feito de uma forma ordenada e organizada”, disse.

Alexandre também é presidente da Associação de Desenvolvimento de Turismo da Estrada Parque Piraputanga (Atupark), e proprietário de uma operadora de passeios, uma agência de receptivos e uma pousada que já existe há 12 anos. Ele ressalta o trabalho em parceria com o Sebrae. “É fundamental a presença do Sebrae nesse momento de desenvolvimento, pois, além dele organizar o turismo, acredito que trará também uma conscientização da importância do crescimento e do progresso ordenado na região”.

Através das trilhas da região, Robson de Carvalho garante sua atuação como empreendedor do ecoturismo. Durante sua participação no evento, afirmou que o trabalho com o Sebrae/MS com os líderes de negócio será proveitoso. “Esses projetos estão agregando aos nossos empreendimentos, dando um salto turismo da região. A atuação do Sebrae é muito importante, é parceiro nosso em todos os momentos, tanto no começo quanto com quem está no meio do processo”, diz o empreendedor.

Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.