ASN MS
Compartilhe

Sebrae leva empreendedorismo para primeiro Festival da Juventude

Música, arte e valorização cultural marcam o evento, que é realizado na Cidade Universitária, em Campo Grande, até o dia 28 de abril
Por Natália Moraes, com UFMS
ASN MS
Compartilhe

A Cidade Universitária em Campo Grande é palco da primeira edição do Festival da Juventude (FestJuv), que segue até domingo (28). A programação inclui diversas atividades gratuitas como shows, teatro, dança, oficinas e batalha de rima. A iniciativa foi idealizada pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, com realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Educação Empreendedora, visando o fomento da cultura empreendedora.

Durante a abertura do evento, ocorrida nesta quinta-feira (25), no Teatro Glauce Rocha, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, também conselheiro do Sebrae/MS, enfatizou a importância de a Universidade sediar um evento que promove a cultura. “O Festival da Juventude é um momento em que os jovens podem mergulhar na literatura, conhecer artistas e personalidades regionais e nacionais. Estou muito feliz de a Universidade ser essa casa para acolher os jovens, a educação e a ciência. Espero que os jovens aproveitem esses quatro dias, que venham para a UFMS para poder vivenciar tudo isso”, ressaltou.

Reitor da UFMS e conselheiro do Sebrae/MS, Marcelo Turine, e diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, prestigiam abertura do Festival, ocorrida ontem (25) no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. Imagem: Sebrae/MS

Os jovens com até 34 anos representam 32% dos empreendedores em Mato Grosso do Sul, segundo o estudo Atlas dos Pequenos Negócios, do Sebrae, publicado em 2022. Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, apoiar iniciativas como o Festival da Juventude é uma medida importante para fomentar o empreendedorismo junto a este público como uma possibilidade de carreira.

“O Festival da Juventude, aqui junto com a UFMS, é um momento também do Sebrae, dentro de uma visão empreendedora mais ampliada, de trazer para esses jovens essa oportunidade que é da cultura empreendedora. É importante dialogar com esse jovem, mostrar que, muitas vezes pela via do empreendedorismo, você pode escolher a sua profissão e depender do seu próprio negócio”, avalia Estanqueiro.

Empreendedorismo no FestJuv

Como parte da programação do evento, nos dias 26, 27 e 28 de abril, das 10h às 20h, o Sebrae leva para a Praça da Juventude, na UFMS em Campo Grande, um estande com atendimento gratuito ao microempreendedor individual (MEI), onde o público tem acesso a serviços como orientação e formalização. Também no estande, é divulgado o Desafio Liga Jovem, maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil, com inscrições abertas até 7 de junho.

A participação do Sebrae no Festival da Juventude conta ainda com a realização das oficinas “Comunicação e Marketing” e “Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro”, ambas no dia 26 de abril, às 14h, no Complexo Multiuso, na UFMS em Campo Grande. Para conferir a programação completa do FestJuv, acesse: www.festjuv.com.br.