Conhecer novos lugares e viver experiências é algo proporcionado pelo turismo, considerado um dos setores econômicos mais promissores do país e que, em Mato Grosso do Sul, está em constante crescimento. Diante desse cenário, para apoiar os empreendedores do Estado a identificarem tendências de mercado e novas oportunidades para incrementar os atrativos locais, o Sebrae/MS realizou uma missão empresarial para o 21º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Abeta Summit 2024, considerado o maior evento de turismo de natureza do Brasil.
“O evento é um grande encontro da rede de pessoas que atuam com o ecoturismo brasileiro, então, o principal objetivo da nossa Missão Empresarial foi facilitar o networking e dar acesso aos empresários do Estado às tendências do segmento de turismo, com conhecimentos específicos do setor. Além disso, eles puderam vivenciar experiências únicas ao conhecer os atrativos de Foz do Iguaçu e observar o que podem aplicar nos seus negócios para atrair mais visitantes”, pontuou o analista-técnico do Sebrae/MS, Telcio Barboza.
Realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro em Foz do Iguaçu, no Paraná, o evento celebrou duas décadas de realização no país ao trazer para o público uma programação imersiva com palestras, painéis e estudos de caso. Dentro do cronograma, o Sebrae/MS compôs o painel “O papel das entidades no desenvolvimento do turismo brasileiro” que discutiu o impacto da criação e implementação de políticas públicas de turismo sustentável no país.
Para o empresário sul-mato-grossense, Osvaldo Esterquile Júnior, proprietário empresa de consultoria, In Plantar Engenharia e Soluções Ambientais localizada em Bonito, ter acesso ao conhecimento trazido pelo evento foi o ponto alto da iniciativa. “As palestras me cativaram por não serem apenas teoria e sim profissionais com experiência prática, que já passaram por dificuldades e sabem os caminhos do sucesso. Foi um dos melhores eventos que participei e pude ter contato com profissionais e empresas que admirava, como com os gestores e proprietários da elite dos empreendimentos e prestadores de serviços na área do turismo do Brasil”, expôs.
Além de difundir conhecimentos, o congresso possibilitou o networking entre os empresários, especialistas e representantes da cadeia produtiva do turismo de natureza com a exposição “(Re) Descobrindo o Brasil”, que apresentou aos participantes destinos nacionais, dentre eles, atrativos de Mato Grosso do Sul, divulgados em um stand pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, presente em Bonito. No local, os dez empresários do Estado que participaram da missão também puderam divulgar os produtos e serviços que oferecem no segmento e ampliar mercados.
Essa participação na feira possibilitou a prospecção de novos negócios. Durante os quatro dias de Abeta Summit, passaram pelo stand, em média, 450 pessoas que interagiram com os empresários, impulsionando parcerias. Para a sócia e gestora da Eco Park Porto da Ilha, balneário localizado em Bonito, Cristiane Perez, participar do congresso foi de suma importância. “A experiência foi excepcional, minha expectativa foi superada e conseguimos um resultado positivo. Vários novos contatos com outras pessoas e empresas e aprendemos principalmente novos conhecimentos a serem incorporados”, acentua Cristiane.
Segundo Marcelo Barros, que trabalha na produtora e agência de turismo Aero Safari, localizada em Aquidauana, o evento trouxe contatos importantes e aprendizados que irão auxiliar na melhoria do negócio. “Foi uma experiência para lá de positiva, descobri inúmeras pessoas que estão na mesma situação de trabalho, de mercado e de dificuldades do que eu, e isso foi realmente muito satisfatório. Conquistei informações para o meu negócio e fui incentivado a copiar exemplos dos outros no que está dando certo. Isso nos torna envolvidos numa mesma causa, conquistando novas amizades, o que exponencia os resultados que partirão daqui”, concluiu.
Para obter mais informações sobre as ações do Sebrae/MS relacionadas ao fortalecimento do turismo entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.