ASN MS
Compartilhe

Sebrae leva espaço “Compre do Pequeno” ao Festival do Peixe e impulsiona pequenos negócios

Evento em Campo Grande conectou empreendedores a novos mercados durante as comemorações do centenário da Feira Central
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

O Sebrae/MS ampliou as oportunidades para os pequenos negócios ao levar o espaço “Compre do Pequeno” para o Festival do Peixe, realizado na Feira Central de Campo Grande. Nos cinco dias de evento, de 16 a 20 a abril, empreendedores atendidos pela instituição tiveram a chance de acessar um novo mercado e aumentar as vendas em um dos principais eventos gastronômicos e culturais da cidade.

Durante a abertura do festival, que contou com autoridades e lideranças, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha, destacou a representatividade cultural. “A Feira Central é um espaço que representa nossa cultura, identidade, culinária e tradições. Ao trazer o pescado, uma das grandes riquezas de Mato Grosso do Sul, presente em nossas águas e no Pantanal, celebramos o que temos de mais precioso: a riqueza hídrica de nosso estado”.

De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a iniciativa reforçou o compromisso do Sebrae/MS em fomentar a economia local e abrir novas oportunidades para pequenos negócios. “É muito importante a participação do pequeno empreendedor em eventos como este, pois é uma grande oportunidade de mercado. Eles passaram por um processo de melhoria, no produto, na embalagem e na ficha técnica. E neste ambiente, que recebe um fluxo intenso de pessoas, há a chance de fazer conexões valiosas. Nossa expectativa é que aqui esses negócios completem o ciclo de aprendizagem ao interagir com o cliente e fechar negócios, tudo com o acompanhamento dos consultores do Sebrae. É assim que vencemos os desafios, oferecendo suporte para que o empreendedor se torne mais forte e aproveite as oportunidades”, destaca o diretor.

Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, representou a instituição na abertura do evento e reforçou a importância da ação para impulsionar os empreendedores

A presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur), Alvira Appel Soares de Melo, enalteceu o apoio dos parceiros. “Este ano, realizamos um evento diferente do que estávamos acostumados. Este é um espaço em desenvolvimento, estamos ampliando horizontes para novas experiências com o pescado de Mato Grosso do Sul. Isso só é possível com o apoio do Sebrae e demais parceiros, que promovem políticas descentralizadas que geram emprego e renda, fortalecendo a economia local”, disse a presidente.

Oportunidade para os pequenos negócios

O espaço “Compre do Pequeno” permitiu que os empreendedores apresentassem os produtos desenvolvidos ao público. Uma das participantes foi Lívia Cristina de Lima, proprietária da Morena Couro. Para ela, estar presente no evento é uma forma de atrair e fidelizar mais clientes. Com o apoio do Sebrae, a empresária ressalta que várias melhorias foram implementadas.

Espaço “Compre do Pequeno” reuniu empreendedores atendidos pelo Sebrae/MS

“A gente aprendeu como valorizar o nosso trabalho, precificar melhor e novas formas de divulgar. Hoje usamos mais as redes sociais, mas os eventos do Sebrae têm sido nossa maior vitrine. Vender é importante, claro, mas também conquistar novos clientes e ganhar visibilidade é o grande diferencial de participar do Festival do Peixe. O Sebrae tem sido essencial para promover vitrine de negócios como essa para a gente”, conclui.

Marcos Vinícius Fernandes, da Kombucha Prana, foi outro empreendedor que pontuou a importância de receber o apoio do Sebrae desde os primeiros passos do negócio. Para ele, participar do movimento “Compre do Pequeno” é uma ótima forma de ganhar visibilidade.

“Mesmo a kombucha sendo um produto milenar, no Brasil ela ainda é pouco conhecida. Então, estar na Feira Central é algo incrível, porque conseguimos alcançar um público muito além do nosso nicho tradicional. Já participamos de outras feiras mais segmentadas, como eventos veganos e voltados ao público fitness, que geralmente é quem procura kombucha. Mas aqui o público é mais diversificado, o que abre um leque de oportunidades que a gente não tinha antes”, expôs.

Empresários tiveram a oportunidade de conquistar novos clientes e apresentar produtos

Quem pode participar pela primeira vez do espaço “Compre do Pequeno”, como a responsável pela “Direto da Roça CG”, Katia Costa Domiciano, comentou a importância da experiência. Ela vende produtos frescos vindos diretamente do campo e pode divulgar ainda mais o trabalho que desenvolve.

“Oferecemos produtos da roça mesmo e para nós é ótimo poder expor em um espaço como a Feira Central. Conseguimos fazer contato com novos clientes e entregar nosso telefone, então, é uma forma das pessoas conhecerem nossa empresa e aumentar as nossas vendas. É muito bom o Sebrae oferecer essa possibilidade para quem está começando ou quer crescer”, completou.

O Festival do Peixe marcou o início das celebrações dos 100 anos da Feira Central, combinando gastronomia, pesca esportiva e cultura em uma programação que atraiu milhares de visitantes. Além do espaço “Compre do Pequeno”, o evento contou com torneios de pesca, exposições náuticas, shows musicais e workshops sobre empreendedorismo digital.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.