Os encantos de Cacai e as 700 luas para deixar as águas da Serra da Bodoquena cristalinas; a devoção e humanização de um homem que não sabia falar, mas gerou uma comoção muito grande como foi o caso de Mestre Divino, o Sinhozinho. Lendas e contextos históricos como esses dois exemplos presentes em Bonito trazem para a região singularidade e podem ser fatores importantes a serem levados em consideração pelos empreendedores do segmento turístico para despertar o interesse das pessoas em conhecer o local.
Mostrar formas de trabalhar esses potenciais em cada região foi o objetivo de um workshop realizado pelo Sebrae/MS para empresários que participam do programa “Criando produtos turísticos de experiência” – uma iniciativa que reúne empreendedores de Bonito e integrantes da Rota Serra e Charme Paxixi, localizada em Camisão, distrito de Aquidauana.
Segundo o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, o workshop é uma das ações do programa que tem o intuito de apoiar os empresários na construção de atividades focadas na experiência do visitante. O grupo recebe acompanhamento para formatar produtos que vão além da visitação a atrativos naturais. A proposta é que tenham conhecimento para incluir e valorizar as culturais locais.
“Executamos uma metodologia composta por ações estruturadas para ajudar o empresário a passar pelas etapas que compõem a construção de um produto turístico de experiência. Houve visita técnica a outro estado, para que eles pudessem experimentar na prática o que está sendo abordado, e agora estamos incentivando que eles conheçam a fundo a história e a cultura local para que os produtos oferecidos aos turistas tenham o máximo de originalidade”, detalhou o gerente da Regional Oeste.
Para negócios localizados em Bonito e região, o workshop ocorreu no dia 30 de outubro e envolveu atividades no Polo Sebrae de Ecoturismo e uma visita guiada à Galeria Curandêra. Já em Aquidauana, os empreendedores de Camisão participaram de uma imersão no dia anterior (29) pelos segredos histórico-culturais da região ao visitarem o Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros.
Aspectos históricos e culturais como atrativo
Em Bonito, são 24,7 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e apesar de o ano de fundação do município ter sido em 1948, de acordo com a Prefeitura, a história da cidade remonta para décadas anteriores em uma região que possui lendas de séculos atrás, como da indígena Cacai. Envolvida em uma história de amor proibido para a época, ela acabou morrendo e o sentimento que possuía fez com que as águas da Serra da Bodoquena ficassem límpidas.
Já um personagem histórico na capital brasileira do ecoturismo é Mestre Divino, também conhecido como Sinhozinho. Ele viveu por cerca de três anos em Bonito, na década de 1940, e apesar dos relatos apontarem que ele não falava, movimentou milhares de pessoas para atividades de fé e devoção até o seu desaparecimento misterioso.
Esses foram alguns dos fatos históricos abordados aos empreendedores no workshop, além da visita guiada que ocorreu na Galeria Curandêra. Nesse espaço, há exposição de diferentes tipos de trabalhos artísticos de artesãos e pintores regionais e que possuem experiência obtida com trabalhos feitos em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no exterior, além de um local dedicado a cerâmica dos povos originários Kinikinau, Terena e Kadiwéu.
O casal de empreendedores Marly J. Teixeira Franco, de 63 anos, e Luiz Carlos Franco, de 65, conhecido como Caio, participou das atividades. “No vídeo que assistimos, encontramos até uma tia da minha esposa. Ela tem familiares que conheceram Sinhozinho. Hoje temos um local para locação temporária, mas queremos que se torne uma pousada e estamos em busca de inserir produtos e histórias locais. A gente quer contar isso para as pessoas terem uma experiência. Queremos abordar também a preocupação ambiental e trazer algo que seja de educação ambiental, por que tivemos uma escola em Campo Grande”, explica Luiz Carlos, o Caio.
Outra participante foi Michelle Elias, de 43 anos, proprietária de um negócio com o esposo no Complexo Arte da Natureza, com o Old West. Ela buscou nesse trabalho com o Sebrae agregar produtos que ajudem a melhorar a visita do turista. “Moro aqui há 5 anos, eu e meu marido somos formados em Artes. Queremos colocar mais engajamento cultural e histórico no nosso negócio. É muito importante trazer isso para o turista, ainda fomentar a cultura local. Já compramos vários produtos aqui na Galeria Curandêra para levar e começar essa proposta. E pensar sobre o Sinhozinho. Quando chegamos aqui, fomos lá na capela, acendemos uma vela, como forma de pedir proteção”, expôs.
O gestor de cultura na Prefeitura de Bonito, Lelo Marchi, foi quem abordou detalhes culturais e históricos de Bonito. “Aqui nós temos mais que as belezas naturais. Bonito gera encantos”, ressaltou. Ana Kreutzer, curadora na galeria, reforçou que as boas histórias geram lembranças. “É preciso ter uma história contada, que cria um valor a mais. A experiência que temos na galeria é que os turistas ficam emocionados”, concluiu.
Rota Serra e Charme Paxixi
Já os empreendedores do Distrito de Camisão, durante o workshop também tiveram uma imersão na cultura e história de Aquidauana – uma região que tem registro de espanhóis no território no Século XVI. Mirian Coura Aveiro, presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi (Aecopaxi), participou da visita ao Museu de Arte Pantaneira Manoel Antônio Paes de Barros e destacou a importância da vivência.
“Foi magnífico. Em nenhum momento, a gente tinha a percepção da importância dessa história no nosso contexto de destino. Os historiadores que nos atenderam têm tanto material catalogado. É maravilhoso e essa parceria com o Sebrae deu um passo para gente deixar os destinos todos com cheiro de história”, pontuou Mirian.
O historiador Elbjo Gazozo acompanhou o grupo de empreendedores no município. “A Princesinha do Sul tem um rico legado histórico e cultural. A história é marcada por exploradores espanhóis no século 16, Retirada da Laguna, durante a Guerra do Paraguai. E é um mosaico culturalmente, influenciada por indígenas, italianos, libaneses, gregos e paraguaios, além da cultura pantaneira”, explicou.
Neste mês, os empreendedores de Bonito e Camisão que participam do programa “Criando produtos turísticos de experiência” participam de um novo workshop nos dias 11 e 12 de novembro voltado a formatação e distribuição de atrativos com o foco em proporcionar experiência ao visitante. Para saber mais sobre oportunidades de negócio e o potencial do turismo em Mato Grosso do Sul, entre em contato com o Sebrae/MS pelo 0800 570 0800.