ASN MS
Compartilhe

Sebrae/MS leva capacitação a gestores e lideranças de Maracaju com foco em inovação

Promovido por meio do Programa Cidade Empreendedora, curso “Inovação para Gestão Pública” estimula soluções criativas para problemas na gestão pública
Por Maria Luiza Massulo
ASN MS
Compartilhe

Nesta terça-feira (11), teve início o curso “Inovação para Gestão Pública”, onde gestores públicos e lideranças do município de Maracaju puderam participar de uma imersão em tecnologia, empreendedorismo e disrupção, colocando a mão “na massa” e utilizando a criatividade. Desenvolvida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, a iniciativa tem o objetivo de estimular o nascimento de novas soluções e a resolução de problemas em ambientes complexos.

De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Érika Jacob, o foco da imersão é fazer com que os participantes entendam como grandes problemas podem ser solucionados a partir de iniciativas desenvolvidas e aplicadas em âmbitos menores, utilizado um olhar de inovação e incentivando a adoção de metodologias como o Design Thinking. “A gente tenta mostrar que é possível solucionar problemas e trazer melhorias para o público como um todo. Trabalhamos em quatro grandes times e as soluções criadas foram muito coerentes”, relata.

Entre secretários e servidores públicos, a imersão reuniu ao todo 57 participantes divididos entre os períodos matutino e vespertino. Durante a ação, foram propostas soluções em três principais eixos: infraestrutura, pessoas e processos; e a proposta era que todas elas pudessem explorar e utilizar ferramentas inovadores e as novas tecnologias.

Para a coordenadora do serviço de inspeção de Maracaju. Tais Aparecida de Souza, uma das participantes do curso, a ação foi fundamental para que eles pudessem identificar de forma clara os problemas encontrados dentro dos órgãos públicos do município e focar em formas de solucioná-los. “É muito fácil para a gente mostrar as nossas dificuldades, mas não é fácil solucionar. Então com o curso pudemos refletir e perceber que na verdade as soluções são muito mais simples do que pensamos e que elas dependem da motivação e do empenho de cada um”, afirma.

Já para a secretária de administração do município, Paula de Souza Kuendig, o curso contribuiu para que os servidores presentes pudessem organizar o processo de pensamento da gestão pública tornando assim a entrega dos serviços para a população mais assertiva. “Esse primeiro momento possibilitou que a gente a alinhasse nossos pensamentos e a partir daqui começar a planejar as ações e a execução disso tudo para que a gestão pública se torne cada vez mais eficiente, madura e principalmente atinja a necessidade dos morados do município”, constata.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.