Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que crianças troquem materiais recicláveis por moeda social e adquiriam alimentos saudáveis
A partir deste sábado (17), alunos das Escolas Municipais Adenisaldo Araújo de Rezende e Iris Brunetto, em Nova Alvorada do Sul, poderão trocar materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes recebem “verdinhos” e com a moeda social podem adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos, na feira da cidade.
Trata-se do “Recicla Verdinho”, projeto que foi lançado pela Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, junto com a instituição financeira cooperativa Sicredi, e o Sebrae/MS. O evento de lançamento do Projeto foi realizado neste sábado (17), na Feira do Produtor Antenor Maciel, no Parque Nelson Tereré e contou com show ao vivo da dupla Mirian e Gian.
Durante o lançamento o analista técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio, destacou que o projeto Recicla Verdinho é mais uma das iniciativas promovidas por meio do Cidade Empreendedora. “O projeto ensina os alunos a cuidar do meio ambiente, eles também aprendem a se alimentar de forma saudável e, ainda tem a oportunidade de fortalecer a feira do produtor, valorizando a produção local”, ressaltou.
Para o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, o projeto incentiva os estudantes a conhecerem mais profundamente a educação ambiental, e também contribui diretamente na reciclagem de materiais que poderiam ser descartados no meio ambiente. “Hoje nossos alunos poderão trocar materiais recicláveis por alimentos, fomentando nossa Feira do Produtor. Firmamos uma grande parceria com o Sebrae/MS, que tem nos atendidos com soluções inovadoras”, frisou.
A cada dez itens de reciclagem o estudante terá direito a um verdinho. O voucher serve como moeda para a compra de produtos da agricultura familiar que poderá ser feita nas feiras, em barracas que estarão sinalizadas como apoiadores. O material reciclável arrecadado será doado para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopernas) e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi.
Nova Alvorada do Sul é o 9º município integrante do Programa Cidade Empreendedora a implementar o Projeto Recicla Verdinho. Os outros municípios onde a iniciativa também é realizada são: Rio Brilhante, Nova Andradina, Maracaju, Amambai, Dourados, Costa Rica, Inocência e Rio Verde de Mato Grosso.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.