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Sebrae na estrada: Unidade móvel percorre mais de 2,2 mil quilômetros para atender empreendedores de MS

Nos meses de junho e julho, projeto contemplou nove municípios do Estado, incluindo Campo Grande, nos bairros Rita Vieira e Maria Aparecida Pedrossian
Por Victória Amorim
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Neste mês, o projeto Sebrae na Estrada conclui a primeira rota de atendimentos em Mato Grosso do Sul com 2.234 quilômetros percorridos desde junho. Como uma forma de estar mais perto dos pequenos empreendedores e facilitar o acesso desse público a informações sobre o mundo dos negócios, o Sebrae/MS disponibilizou uma unidade móvel que esteve em nove municípios do Estado, incluindo Campo Grande, nos bairros Rita Vieira e Maria Aparecida Pedrossian.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o intuito foi estar mais perto de quem deseja empreender ou já possui o próprio negócio, com destaque para os serviços de formalização como microempreendedor individual (MEI), regularização e orientação técnica para melhoria da empresa. “Sabemos que empreender é um desafio e nessa rotina corrida, o Sebrae buscou estar mais perto dos pequenos empreendedores. A grande parte dos atendimentos foi voltada à regularização do MEI e formalização, e também levamos conhecimento técnico para que mais negócios prosperem. Foi um projeto piloto onde fortalecemos a presença da instituição no território, reforçando com isso nosso propósito com o sucesso dos pequenos negócios”, destacou Amarilha.

Rota de atendimentos

Cassilândia, Selvíria, Ivinhema, Itaquiraí, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Alcinópolis e Figueirão foram os municípios que receberam a unidade móvel do projeto Sebrae na Estrada. Quem aproveitou a oportunidade como Cleverson de Souza, proprietário um escritório de contabilidade em Figueirão, ressalta que encontrou no ponto de atendimento o apoio necessário para a resolução de um problema que enfrentava.

“O Sebrae me ajudou com o auxílio de emissão de nota fiscal de comércio. A vinda da carreta foi uma ação muito boa, para mim, especialmente, porque os clientes utilizam a plataforma de emissão de notas do Sebrae, que é gratuita, então eu precisava entender melhor. Minha necessidade foi atendida prontamente e solucionada”, comemorou.

A capital sul-mato-grossense também foi contemplada pelo projeto Sebrae na Estrada, onde a carreta esteve na última semana. Nos dias 15 e 16 de julho, a unidade móvel ficou estacionada no bairro Maria Aparecida Pedrossian, e, no dia 17 e 18 do mesmo mês, no bairro Rita Vieira. Juntas, as duas regiões possuem cerca de 1.800 pequenos empreendedores.

Um deles é a cuidadora Ana Lúcia Carvalho de Souza que buscou a unidade móvel do Sebrae para se formalizar como MEI. Para ela, a experiência foi positiva e a possibilidade de realizar esse serviço no bairro facilitou o processo. “O Sebrae resolveu a minha necessidade, solicitei o atendimento para abrir o MEI e fui muito bem atendida na carreta, a vantagem de ser atendida sem ter que ir até uma das sedes otimizou muito tempo”, pontuou.

Além de auxiliar quem já empreende, a presença da carreta nos bairros de Campo Grande também despertou o interesse de pessoas da comunidade que apoiam os empresários locais, como é o caso de Lucirlene Oliveira, responsável pelo projeto social “Areias da esperança”.

Lucirlene Oliveira foi uma das pessoas que buscou atendimento no bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande.

Executada há sete anos no Maria Aparecida Pedrossian, a iniciativa atende 120 crianças e adolescentes com treinos de vôlei de praia e ações para fomentar o esporte. Para gerar renda, muitas famílias vendem doces, salgados e utensílios, por isso, Lucirlene aproveitou presença da unidade móvel do Sebrae para entender melhor sobre empreendedorismo e auxiliar esse público.

“Hoje a vida é tão corrida que tudo o que puder ajudar nessa proximidade da informação é interessante. Aqui na comunidade os empreendedores querem crescer um pouco mais e aprender como conduzir o negócio de uma forma que os gastos sejam menores, estando na lei, com tudo certinho. Então, eu vim conhecer o trabalho do Sebrae para passar as informações para as famílias, mostrar os cursos que as mães poderiam fazer e incentivá-las a procurar esse apoio também”, explica a responsável pelo projeto social.

A unidade móvel de atendimento do Sebrae é equipada com recursos que oferecem um ambiente propício à troca de informações e experiências entre os empreendedores locais e especialistas em gestão empresarial. No local, são oferecidos serviços como formalização do microempreendedor individual (MEI), procedimentos de regularização, além de palestras em temas variados e orientação técnica sobre gestão empresarial.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do número 0800 570 0800.