ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae, Suzano e Prefeitura lançam projeto de desenvolvimento e geração de rendas para produtores rurais em Bataguassu

Iniciativa inédita vai beneficiar 443 famílias de produtores rurais de três assentamentos localizados na zona rural do município até o ano que vem
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Em uma parceria inédita o Sebrae, a Suzano e a Prefeitura Municipal de Bataguassu uniram forças para implementar o projeto “Desenvolvimento e Geração de Rendas para Produtores Rurais”. Destinado aos produtores da agricultura familiar presentes no município, o projeto visa impulsionar o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades até 2025. Inicialmente, ação está sendo implantada nos Assentamentos Aldeia I e II, Santa Clara e Montana, beneficiando 443 famílias.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Edvaldo Araújo da Silva, o intuito é auxiliar os produtores e fomentar a inclusão produtiva. “Por meio do projeto levaremos conhecimento e suporte para que os produtores possam melhorar a produção e identificar novos mercados. Esperamos promover o desenvolvimento social dos produtores rurais e gerar renda para que as famílias que vivem no campo possam permanecer onde estão com qualidade de vida”, destacou.

Para o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Israel Batista Gabriel, a parceria com o Sebrae/MS vai ao encontro do ideal da empresa em melhorar a vida das pessoas. “Dentro da Suzano, nós acreditamos que só é bom para nós se for bom para mundo e, ao nos unirmos com o Sebrae, conseguimos criar formas mais efetivas para gerar renda, qualificação e sustento para as famílias envolvidas, fortalecendo pequenos produtores para que eles possam trabalhar em conjunto, dando mais segurança e valorização da produção”, enfatizou.

Peça teatral “Chico Santo e Vaca Estrela” fez parte do Dia de Campo e trabalhou a temática da produção leiteira de forma lúdica.

Dia de Campo

O início das atividades do projeto foi marcado pelo “Dia de Campo”, realizado no Assentamento Santa Clara, no dia 1º de julho, na sede da Escola Municipal do Campo Professora Maria da Conceição. Com uma programação extensa e diversificada, a iniciativa promoveu palestras e atividades culturais.

Na data, os líderes das comunidades rurais, como o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Santa Clara – Rural Sul, Gilberto Santos, ressaltaram que a primeira ação do projeto já impactou os produtores da região e deve trazer benefícios duradouros. “O Dia de Campo trouxe aqui para os produtores rurais do assentamento uma visão mais aberta, apresentando tecnologias e formas mais seguras para tratarmos o leite”, expôs.

Para o presidente da Associação do Assentamento Aldeia, Germino Alves dos Santos, também pontuou a importância do conhecimento trazido para a melhoria da produção. “É muito bom para os produtores rurais estarem aprendendo mais um pouco sobre o leite, para melhorar nossa qualidade e, consequentemente, vendermos mais”, avaliou.

No Dia de Campo, os produtores participaram de palestras sobre produção eficiente, qualidade do leite e estratégias contra mastite e parasitas. Além disso, um espetáculo teatral, “Chico Santa e a Vaca Leiteira”, trouxe um toque lúdico e educativo ao evento.

Já no período da tarde, a programação foi dividida. Os jovens participaram de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades futuras, como a peça “Quando eu Crescer” e uma oficina de leitura. Enquanto isso, os adultos assistiram palestras sobre oportunidades de ganho financeiro no setor agro e educação financeira.

Além do Assentamento Santa Clara, que recebeu 156 famílias no projeto, os Assentamentos Montana e Aldeia I e II também participaram da programação nos dias seguintes, 2 e 3 de julho, respectivamente, com programação idêntica. O Assentamento Montana contou com 70 famílias beneficiadas, e o Aldeia I e II com 217 famílias.

Mais informações sobre o programa de geração de rendas para os produtores rurais podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800.