ASN MS Atualização
Compartilhe

Segunda edição do Inspira Ecoturismo em Bonito encerra com troca de experiências entre mais de 500 participantes

Evento, realizado de 16 a 20 de maio, é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo junto a uma rede de parceiros
Por Nayara Tiago
ASN MS Atualização
Compartilhe

Com a participação de pelo menos 570 participantes, provenientes de mais de 22 estados brasileiros, a segunda edição do seminário Inspira Ecoturismo foi marcada por uma semana de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o potencial transformador da atividade turística. O evento foi realizado entre os dias 16 e 20 de maio em Bonito, principal destino de Mato Grosso do Sul e referência internacional em Ecoturismo.

O Inspira Ecoturismo é uma realização do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo. Esta edição do evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur); Governo do Estado, via Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). A agência oficial do evento foi a H2O Ecoturismo, de Bonito.

Para o público presente, como empreendedores, profissionais do segmento, palestrantes e acadêmicos, o seminário foi a oportunidade de discutir temas atuais como tendências no Ecoturismo, segurança no Turismo de Aventura, Turismo e as Unidades de Conservação, entre outros. A gestora de turismo do Sebrae/MS, Isabella Fernandes Montello, afirma que o evento proporcionou trocas valiosas e destaca o engajamento da comunidade local em receber os participantes.

“A cidade abraçou o evento e o evento abraçou a cidade. Essa parceria tem sido de muito sucesso. Bonito, como capital do ecoturismo nacional, é o lugar ideal para discutir tendências, o futuro e a importância do ecoturismo no Brasil. O evento tem sido maior a cada ano e o sucesso dele só é garantido por conta dos nossos parceiros. E, é claro, os nossos empresários, o trade turístico que vai e mostra todo o profissionalismo do turismo do nosso estado”, afirmou.

Para os pequenos negócios locais da cidade, a inserção do Inspira Ecoturismo no calendário de eventos também gera movimentação financeira. “Os pequenos negócios locais que foram parceiros ficaram bastante impressionados com a movimentação que o evento trouxe. Maio é historicamente um mês de baixa temporada e o evento trouxe uma movimentação para toda a cadeia, incluindo bares e restaurantes, meios de hospedagem, atrativos, transportadores, agências receptivas”, complementa.

Durante os cinco dias de Inspira Ecoturismo, foram realizados talks, oficinas, palestras com especialistas e uma rodada de negócios, que contou com 58 empresas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Paraná e grandes players do mercado, a exemplo da Decolar e Azul. Além dessas atividades, os participantes tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas a diversos atrativos de Bonito e região. No total, 368 pessoas participaram dessas visitas, em locais como o Balneário Estrela do Formoso, Cavalgada Recanto do Peão, Estância Mimosa, Gruta do Lago Azul, Parque Ecológico Rio Formoso, Rio da Prata e o Rio Sucuri.

Rodada de Negócios que tem o objetivo de conectar pequenos negócios fornecedores a parceiros comerciais e gerar oportunidades de negócios

O seminário também teve uma mostra de produtos e serviços ligados à sustentabilidade. Uma das expositoras foi Beatriz Branco, proprietária da Angí Chocolates, de Campo Grande. Na ocasião, ela apresentou seus produtos, elaborados com ingredientes locais como castanha de baru, guavira, bocaiúva e jatobá, oferecendo uma variedade de opções, incluindo granola, chocolates e até mesmo chás.

“Ao desenvolver nossos produtos com frutos nativos, estamos valorizando nossa biodiversidade e ressaltando a riqueza de nossa região. É gratificante ver que as pessoas estão interessadas em conhecer e experimentar opções de alimentação mais saudáveis, que respeitam o meio ambiente e valorizam os produtos locais”, expôs a empreendedora.

Espaço interativo voltado ao Ecoturismo

Além da realização do seminário, Bonito recebeu outra iniciativa neste período, que visa tornar a região referência na disseminação de conhecimentos sobre Ecoturismo. Trata-se do Espaço Interativo do Polo Sebrae de Ecoturismo, lançado, no dia 16 de maio, com o objetivo de criar experiências e gerar insights sobre o segmento a gestores de projetos e empresários que atuam na área.

O local conta com tecnologias como Metaverso, realidade virtual, NFT, painéis touchless, sala 270º e ferramentas de inteligência de dados, abordando temas como os principais destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo e o histórico do desenvolvimento da atividade no país.

Durante o lançamento, foi realizada uma solenidade na Regional Oeste do Sebrae. Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, reforçou a relevância do Polo Sebrae de Ecoturismo e da união de esforços para o turismo de Bonito.

“O Polo nasceu com o propósito de difundir conhecimento técnico gerando oportunidades de negócios em todo o país. E, a cidade de Bonito é um exemplo de governança turística reconhecida em nível nacional. O destino alcançou esse patamar a partir da união de esforços entre empresários, setor público e setor produtivo. Nosso objetivo é ter mais um espaço para apoiar cada vez mais o segmento do turismo com um todo”, disse Bertoni.

Para o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, junto ao Espaço Interativo do Polo, agora tem início um novo momento de compartilhar experiências e conhecimentos com outros destinos pelo Brasil. “Agora o Polo se consolida como uma referência de conteúdo. O passo que o Sebrae está dando, com o apoio de diversas instituições, é de suma importância para fortalecer ainda mais a identidade do Polo como o destino líder para os entusiastas do Ecoturismo no país”, enfatizou.

O Espaço Interativo do Polo Sebrae de Ecoturismo fica na Regional Oeste do Sebrae/MS (Rua Cel. Pílad Rebuá, 2480).

Polo Sebrae de Ecoturismo

O seminário Inspira Ecoturismo é uma das ações do Polo Sebrae de Ecoturismo, que visa a produção e disseminação de conteúdos para entidades ligadas ao turismo, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros. O público-alvo são empreendedores de destinos de Ecoturismo do Brasil; gestores públicos; parceiros institucionais e colaboradores do Sistema Sebrae.

Mais informações aos empreendedores pelo portal do Polo, em ecoturismo.ms.sebrae.com.br ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.