ASN MS Atualização
Compartilhe

Semana do MEI: Mutirão de atendimento em bairros e ações setoriais são realizados em Campo Grande

Equipes do Sebrae/MS percorrem os empreendimentos com orientações sobre empreendedorismo
Por NatalieMalulei, VictóriaAmorim, LanaEmi
ASN MS Atualização
Compartilhe

De porta em porta, a equipe do Sebrae/MS visita os empreendedores locais para entender os principais desafios enfrentados e propor soluções. O mutirão de atendimento começou, nessa segunda-feira (20), em Campo Grande, e nos municípios em que a instituição possui unidades regionais: Coxim, Dourados, Três Lagoas, Bonito e Corumbá.

Na capital sul-mato-grossense, o grupo percorre os empreendimentos localizados na região Central, próxima ao Camelódromo; no quadrilátero da Rua Cândido Mariano, na altura do Pátio Central Shopping; e na Avenida Mato Grosso, próximo à sede do Sebrae/MS. Também são contemplados pelo mutirão os bairros Nova Lima, Aero Rancho, Universitário, Coronel Antonino, Tiradentes e Zé Pereira.

Equipes do Sebrae/MS visitam empreendedores nos bairros de Campo Grande.

“Essa é a 15ª edição da Semana do MEI e nosso intuito enquanto Sebrae foi descentralizar o atendimento, então, nossas equipes estão indo nas empresas, com uma força tarefa grandiosa para apoiar esses pequenos negócios. Nosso intuito é lembrá-los da entrega da Declaração Anual do MEI que deve ser feita até o dia 31 de maio, além de entender outras dificuldades que estão tendo e encaminhar para atendimento especializado. Todo esse trabalho é feito de forma gratuita”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS, Roberta Serafim.

Quem recebeu a equipe do Sebrae na empresa, como é o caso do proprietário da Cockai Store, Mohamad Tawfic, aprovou a iniciativa e conseguiu resolver o que precisava. “Achei muito bom o Sebrae vir até aqui. Eu queria mudar o endereço do meu registro como microempreendedor individual há muito tempo e não sabia como fazer isso. Aí a equipe veio aqui no Camelódromo, tive atendimento e fiz isso rapidinho. Foi nota 10, super-rápido e prático”, comemorou.

Empreendedores recebem informações e podem esclarecer dúvidas com a equipe do Sebrae/MS.

Para a microempreendedora individual, Giselle Oliveira de Paulo, proprietária da Panamá Pizzas e Salgados, no Bairro Zé Pereira, a ação se faz relevante por facilitar a vida do empresário. “Eu acho importante, porque às vezes nem todo mundo consegue ir até os pontos. Igual no meu caso, eu não consigo ir até certo horário, então as equipes vindo até mim, consigo atendimento e informações para me organizar”, pontuou.

O empresário Carmo Soares das Nevez também atua no bairro Zé Pereira com o empreendimento Soares Gás e ressaltou a importância do mutirão para trazer informações. “Acho ótima essa ação, ter o Sebrae orientando a gente no que precisamos. Às vezes a gente fica com dúvidas em relação a algumas coisas, né? Aí recebemos ajuda. O rapaz mesmo que me faz consultoria, veio aqui, me orientou, explicou tudo certinho, como é que tem que ser feito e foi ótimo”, expôs.

Orientações para quem empreende

Além do mutirão porta a porta, a Semana do MEI disponibiliza 14 pontos de atendimento ao empreendedor em Campo Grande. Nos locais é possível conferir serviços de formalização, regularização e apoio na entrega da Declaração Anual do MEI e, em dois, ainda são oferecidas orientações para quem empreende nos setores da Beleza, Alimentação e Moda.

Ponto de atendimento no Atacadão do Bairro Coronel Antonino está disponível para receber o público das 7h às 22h.

“Atualmente, temos 165,8 mil microempreendedores individuais em Mato Grosso do Sul e a maioria deles aposta nessas três áreas na hora de empreender. Pensando nos desafios enfrentados por eles para abrir o negócio e manter a empresa em funcionamento, a gente oferece esse atendimento direcionado que auxilia, principalmente, a esclarecer as dúvidas que muitos possuem em relação as normas sanitárias que precisam ser seguidas”, esclareceu a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Fernandes.

Empreendedores recebem orientações sobre normas sanitárias exigidas para estabelecimentos nas áreas de beleza, alimentação e moda.

Um desses espaços foi montado no atacadista Atacadão, do bairro Coronel Antonino, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, nº 3671. Nele, consultores do Sebrae/MS oferecem atendimento e trazem o “Restaurante da Eugênia”, um local onde os empreendedores da área de alimentação podem ter acesso a orientações sobre as normas sanitárias exigidas para funcionamento, das 7h às 22h.

Outro ponto de atendimento voltado para orientações setoriais é o Pátio Central Shopping, que fica na Rua Marechal Rondon, nº1380, onde o Sebrae/MS montou o “Salão da Norma” com dicas a respeito das exigências para o funcionamento de um estabelecimento na área da beleza. No mesmo local, também há atendimento voltado especificamente para quem atua nos setores de moda e vestuário. O serviço está disponível das 8h às 20h.

A 15ª edição da Semana do MEI segue até sexta-feira (24), com ampla programação em 60 municípios de Mato Grosso do Sul. Para obter mais informações acesse semanadomei.ms.sebrae.com.br ou entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.