ASN MS
Compartilhe

Sete Quedas apresenta Plano para direcionar o desenvolvimento local

Documento integra ações do programa Cidade Empreendedora, parceria entre Sebrae/MS, Governo do Estado e Prefeitura
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

O município de Sete Quedas oficializou, na tarde desta terça-feira (9), o lançamento para a população do seu Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), durante solenidade realizada na Câmara Municipal. O trabalho é fruto da articulação entre o Sebrae/MS, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e a Prefeitura de Sete Quedas, dentro das ações promovidas pelo programa Cidade Empreendedora.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento local por meio de diretrizes que ampliam a capacidade de gestão pública e estimulam o crescimento dos negócios. Durante o evento, o prefeito de Sete Quedas, Erlon Fernando Possa Daneluz, destacou a importância da cooperação entre as instituições. “Hoje apresentamos este plano para começar a ser executado. Sem o apoio do Governo do Estado, alguns investimentos e ações não seriam possíveis, porque o município, sozinho, não conseguiria desenvolver um plano tão abrangente. Essa tríade formada por Prefeitura, Sebrae e Governo do Estado é o que torna viável colocar em prática as iniciativas planejadas”, afirmou.

No âmbito do Cidade Empreendedora, o PDM é uma ferramenta estratégica que reúne informações essenciais sobre o município: diagnóstico, projetos prioritários, indicadores e orientações para monitoramento. Para o analista da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, o plano tem grande potência transformadora. “O PDM de Sete Quedas é uma jornada de 18 meses que visa impulsionar o desenvolvimento econômico, aprimorar o ambiente de negócios e avançar em infraestrutura e educação empreendedora. É uma ferramenta para deixar um legado de desenvolvimento para a população”, explicou.

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ressaltou que o documento possibilita alinhar esforços e definir prioridades de atuação. “O Plano orienta e integra objetivos comuns: melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento do município. Em Sete Quedas, o PDM evidenciou a necessidade de diversificar a matriz econômica, fortalecer a educação empreendedora e impulsionar a agroindústria como forma de agregar valor à produção já existente no território”, destacou.

A possibilidade de agregar valor à produção já existente no território, foi uma das pontuações defendidas pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação e presidente da Associação Comercial e Industrial de Sete Quedas, Vagner Ghizarde Alves, reforçou a participação da comunidade na construção do documento. “O setor produtivo contribuiu ativamente para o PDM. Houve envolvimento da agropecuária, da indústria e do comércio. Conversamos, ouvimos sugestões e registramos as demandas da população para construir um plano que representasse a vontade coletiva e orientasse os próximos passos do desenvolvimento local”, afirmou.

PDM orienta prioridades

O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), que fundamenta o programa Cidade Empreendedora no ciclo 2025–2028, é um instrumento de gestão estratégica voltado à organização de prioridades, mobilização de lideranças e direcionamento de projetos transformadores nos municípios. A proposta é alinhar as vocações locais a entregas concretas, fortalecendo a gestão pública, impulsionando o empreendedorismo e gerando resultados mensuráveis para o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

A estrutura do documento está organizada em quatro áreas-chave que orientam tanto o diagnóstico quanto às estratégias propostas: desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; educação, inovação e capital humano; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; e governança, gestão pública e inclusão social.

Clique aqui para consultar o PDM de Sete Quedas.

Representantes da Prefeitura de Sete Quedas, Sebrae/MS e Governo do Estado estiveram presentes para discutir como colocar em prática as iniciativas planejadas pelo PDM

Atuação do Cidade Empreendedora

Desde 2018, o Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 36 cidades participam do programa, divididas em três modalidades: Transforma, Avança e Excelência. Em 2025, Sete Quedas está no Cidade Empreendedora pela primeira vez, aderindo ao pacote “Transforma”, que compreende 18 meses de atuação focados no desenvolvimento do município. Esse pacote é destinado aos municípios com baixo índice Firjan e é o que recebe maior parte dos investimentos do Governo, que arca com 85% do custo da iniciativa.

Na modalidade Transforma, a prioridade é inclusão produtiva e acesso a mercados, com foco em cinco eixos: Compras públicas e acesso a crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Sala do Empreendedor e Simplificação, até dezembro de 2026.

Para acompanhar as ações do Cidade Empreendedora, acesse: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br