ASN MS Atualização
Compartilhe

Talk-show do Sebrae/MS inspira empresárias dos segmentos de beleza, moda e bem-estar em Dourados

Trajetória de sucesso das empreendedoras Natali Morel, Marcela Pedrozo e Naiara Lima mostra como se destacar no mundo dos negócios
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Mais de 90 empresárias e colaboradoras participaram, na noite de segunda-feira (25), do talk-show “Posicionamento no Mercado: Moda, Beleza e Bem-Estar”, realizado pelo Sebrae/MS em Dourados. O evento promoveu o compartilhamento de experiências, apresentou tendências de mercado e destacou oportunidades de negócios. Por meio de um bate-papo com três empreendedoras de destaque na cidade, o público adquiriu novas estratégias e insights para seus empreendimentos, além de realizar networking.

Segundo a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, a iniciativa buscou inspirar os participantes sobre o potencial dos setores, além de apresentar o Sebrae como suporte para fomentar esses negócios na região. “Este encontro vem para mostrar para as empresas como esses segmentos têm oportunidades crescentes em Dourados. O Sebrae apoia os negócios na melhoria da produtividade, vendas, finanças e ampliação de mercado e, com essa conversa, o intuito é mostrar para as empreendedoras que é possível crescer e se destacar no município”, ressaltou a gerente.

Pela relevância econômica desses setores para o município, o evento contou com o apoio do Conselho da Mulher Empresária de Dourados (CMED) e da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). “Eventos como este promovem e fortalecem negócios femininos, trazendo conhecimento e ferramentas para impulsionar o crescimento empresarial”, afirmou Rosani Roza, conselheira do CMED.

Participantes puderam esclarecer dúvidas e dialogar com as empreendedoras convidadas

Com a proposta de dialogar sobre motivação, estratégia, posicionamento e visão de futuro, o talk-show reuniu três empresárias locais que se destacam nas áreas de beleza, bem-estar e moda: Natali Morel, fundadora do salão Beauty Clube e da marca de cosméticos Monatti; Marcela Pedrozo, farmacêutica magistral e gestora executiva da Pharmacia Galgani; e Naiara Lima, proprietária da primeira loja do estado que alia moda e consultoria de imagem.

Visão empreendedora desde o início

Muito antes de se encontrar enquanto profissional da área de beleza, o primeiro curso sobre empreendedorismo feito por Natali Morel foi o “Aprender a Empreender” do Sebrae, ainda na juventude, quando auxiliava sua mãe na produção de pães, bolos e bombons.

“O curso proporcionou uma visão madura de como iniciar um negócio, foi meu primeiro contato com os conceitos e o linguajar sobre o que é custo fixo, custo variável, e pró labore, por exemplo. Então, mesmo que o negócio em casa com a minha mãe fosse pequeno, nós o encaramos como uma empresa de verdade. Com isso quero ilustrar para as empreendedoras de moda, bem-estar e beleza o quanto precisamos levar a sério a nossa empresa, ter uma boa visão de futuro, se engajar principalmente na tecnologia, e ficar atenta ao que está vindo de novo no mercado”, recomendou Natali.

Atualmente a empreendedora e educadora tem quatro empresas no mercado de beleza, destacando-se como CEO de dois salões Beauty Club, um em Dourados (MS) e outro em São Paulo (SP), e como fundadora da marca de cosméticos profissionais Monatti. Sua perspectiva empreendedora captou a demanda por um formato diferente de salão com foco no atendimento individualizado.

Mulheres atendidas pelo programa Sebrae Delas em 2024 receberam certificado

“Empreendedorismo é perceber a forma que eu posso atuar para atender as necessidades das pessoas. Além do formato diferente de salão, ao invés de chamar o tratamento pelo nome da marca dos produtos utilizados, eu e minha sócia mudamos a abordagem para fazer um tratamento personalizado, onde o profissional vai diagnosticar o que o cabelo da cliente precisa. O uso dos produtos não parou, mas mudamos a forma de vendê-los. Hoje entendo que, além de boa técnica, sou vendedora e vou ir atrás do cliente”, expôs.

Mãe como exemplo de mulher empreendedora

Ao precisar por muitos anos a atuação da mãe dela à frente da Pharmacia Galgani, Marcela Pedrozo reconhece na base familiar o fundamento que a inspirou a ser farmacêutica magistral e atuar como gestora executiva da empresa. “Entre as mulheres da família, minha mãe foi a única que decidiu estudar. Então eu tenho dentro de casa ela como uma referência muito forte, tendo sido disruptiva na sua época, quando a atividade principal das mulheres era ser dona de casa e mãe. Desde que me entendo por gente, eu estava na farmácia e minha mãe já estava me mostrando um futuro em que a mulher pode sim ser muito empreendedora”, contou.

Marcela é especialista em criar fórmulas inovadoras e aplicar branding e marketing de forma estratégica, impulsionando o crescimento e a percepção de valor da empresa. Durante o talk-show aproveitou para compartilhar estratégias de gestão da marca, explicando que nem tudo se resume a questões financeiras. “Mesmo que no momento inicial você não possa investir dinheiro, invista seu tempo. Separe tudo que você percebe que agrada e faz sentido para sua empresa e então vai estruturando isso para não fugir da sua essência com o passar do tempo”, sugeriu.

Coragem para inovar

Ao buscar um diferencial no comércio de roupas, Naiara Lima começou a investir em consultoria de imagem e personal stylist para ela mesma quando percebeu que estava diante de uma oportunidade de negócio. “Aprendi tanto mudando minha forma de me relacionar com a autoimagem que eu falei: posso fazer disso um negócio. Estatisticamente, como 55% da comunicação é visual, quando olhamos alguém automaticamente interpretamos informações sobre a pessoa, então, isso é muito importante no ambiente profissional e nos relacionamentos”, afirma.

Naiara é proprietária da primeira loja de roupas alinhada à consultoria de imagem pessoal e corporativa em Mato Grosso do Sul. Ela tem formação em coloração pessoal e atua como palestrante, sendo a idealizadora do curso on-line “Imagem de Sucesso”. Durante o talk-show, falou sobre os erros que cometeu no início do posicionamento da marca no mercado. “Algumas vezes paralisei por medo de criar coisas novas, porque estava vendo todos fazendo de uma mesma maneira no segmento e fiquei com receio de arriscar. Mas foi justamente no diferente que encontrei o sucesso do meu negócio”, revelou a empresária.

Por meio da interação com o público, as empresárias ainda abordaram vários pontos interessantes para a direção do negócio, entre eles a gestão e treinamento de equipes, a delegação de tarefas, as reações diante de críticas nas redes sociais, a atuação enquanto ministrante de cursos e o uso dos recursos de inteligência artificial.

A proprietária da confecção de moda autoral Rass Brasil, Barbara Palomanes, destacou a importância de um evento para o segmento da moda em Dourados, já que tem participado de desfiles e feiras de exposição regionais e nacionais, por meio do suporte do Sebrae, e entende que a cidade também tem muito a ganhar ao sediar encontros como este.

Empreendedoras de Dourados que se destacaram nos segmentos de moda, beleza e bem-estar falaram sobre a jornada no mundo dos negócios durante o talk-show

“Vale muito a pena a estrutura que o Sebrae oferece para as pessoas que querem crescer e acreditam em seu potencial. Como um dos primeiros eventos da instituição para o segmento em Dourados, sei que o talk-show vai trazer uma reflexão para os participantes, seja a respeito de mudar a forma de trabalhar dentro do empreendimento ou um start sobre algo que ainda não tinha pensado. Esses encontros e palestras são estratégicos para buscar conhecimento e tenho certeza de que quem entrou aqui está saindo com muitos insights para colocar no seu negócio”, comentou Barbara.

Já Maria Aparecida Vitória Dagostin atua com alongamento de unhas e venda de semijoias e saiu do evento com mais conhecimentos sobre posicionamento no mercado. “Minhas clientes sabem que eu gosto do que faço e trabalho com amor, prezando a qualidade, mas eu não tinha coragem de criar conteúdo para as redes sociais, então, o evento foi importante para eu aprender sobre posicionamento e entender que posso usar as tecnologias a meu favor”, disse a empreendedora.

Sebrae Delas

A programação do talk-show contemplou a entrega de certificados para as concluintes de Dourados do ciclo 2024 do programa Sebrae Delas – uma iniciativa do Sebrae/MS voltada para apoiar o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. Empresária da Hera Decor, Alexia Dias, foi uma das participantes e avaliou o programa como fundamental para que ela trabalhasse as competências empreendedoras.

Evento reuniu empreendedores do segmento para a troca de experiências

“Tenho formação em design de interiores e me interessei pelo Sebrae Delas logo no início, pelo fato de o programa trazer conhecimento para que eu me desenvolvesse como empreendedora. Então, aprendi muitas coisas que posso aplicar em qualquer empreendimento que eu venha a ter, sabendo tomar decisões assertivas e adotando estratégias de crescimento”, concluiu a participante.

Saiba mais sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae para os setores de moda, beleza e bem-estar, por meio do contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.