O Governo do Estado, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Fundação do Trabalho (Funtrab), assinou nesta segunda-feira (2) convênios com o Sistema S como mais uma etapa do plano estadual “MS Qualifica”, que visa inserir pessoas no mercado de trabalho. O Sebrae/MS foi uma das instituições que firmou parceria com a administração estadual, por meio do lançamento da ação “MS Qualifica Empreendedor”, com a proposta de fornecer mão de obra qualificada para os pequenos negócios e apoiar quem deseja obter renda por meio do empreendedorismo.
Na ocasião, o governador do Estado, Eduardo Riedel, enfatizou o momento econômico de Mato Grosso do Sul, que exige qualificação de mão de obra, principalmente da população mais vulnerável. “Diante do momento que nós estamos vivendo, com muita demanda por empregos, nosso maior desafio são pessoas que não têm uma qualificação necessária para abraçar essa oportunidade. É uma ação muito forte visando a inclusão de indígenas, jovens, pessoas que não tiveram a oportunidade de passar pela qualificação. Isso se traduz em renda, em bem-estar, em oportunidade de crescimento para toda a sociedade. O que nós montamos aqui no MS Qualifica foi trazer todos os parceiros para uma mesma mesa. Tem recurso federal, estadual, do Sistema S como um todo, com o mesmo objetivo, qualificar principalmente os mais vulneráveis para que eles tenham oportunidades”, destacou.
Representando o Sistema S, o presidente do Sistema Famasul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Marcelo Bertoni, afirma que o trabalho em conjunto das entidades junto ao poder público estadual resultará em mais pessoas qualificadas para atender aos diferentes setores econômicos. “A importância de o Sistema S estar junto nessa ação é que vai levar capacitação para todos que querem se qualificar no estado inteiro, conseguimos ‘ter perna’ em todos os municípios onde essas pessoas querem se capacitar para se candidatarem às vagas. Isso vai gerar para essas pessoas o conhecimento necessário para que possam pleitear um emprego em uma indústria, em uma loja ou em um comércio”, pontuou Bertoni.
O secretário da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, reforçou o papel do Governo do Estado em incluir as pessoas de acordo com as demandas do mercado. “Temos como meta melhorar o nível de empregabilidade no mundo do trabalho no Mato Grosso do Sul. O diagnóstico está muito claro: praticamente temos o pleno emprego, muitas vagas e muitas delas poderiam ser absorvidas pelos nossos trabalhadores, e não o são por falta de competência específica para aquelas atividades. E a mudança que nós temos tido no estado de Mato Grosso do Sul, a transformação econômica, tem exigido uma nova formação. E isso é um ponto fundamental, temos que olhar pelo lado da demanda, e isso é o que o Governo do Estado vem fazendo”, disse.
“O compromisso do Estado, de uma forma geral, é qualificar 132 mil pessoas no Estado todo. O objetivo maior é capacitar pessoas de diferentes perfis. E é por isso também que estamos criando uma grande rede de apoio para fazer isso. Então hoje você tem todos os segmentos da economia em uma crescente e buscando essas qualificações, e estamos fazendo essa parceria no segmento de comércio, serviços, agronegócio, empreendedorismo e tantas outros. Tem um público-alvo para a gente focar: trabalhadores que necessitam de habilidades específicas ou inserção ou progressão nos seus postos de trabalho, o nosso maior desafio”, complementa o diretor-presidente da Funtrab e conselheiro do Sebrae/MS, Ademar Silva Junior.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destaca que o papel da instituição é o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, e, por isso, no MS Qualifica, a proposta será incentivar o empreendedorismo como uma possibilidade de geração de renda, além de capacitar a mão de obra para atender às necessidades dos pequenos negócios. “O Sebrae participa levando a parte do empreendedorismo, para qualificar essa mão de obra e aqueles que não serão empregados, para que possam montar um negócio. Assim, a gente irá orientar na qualificação profissional e em como abrir uma empresa. Já estamos com essa parceria com a Funtrab para melhorar a empregabilidade, como apoiando mulheres em situação de vulnerabilidade para que possam montar negócios”, reforça Mendonça.
Também estiveram presentes na assinatura de convênios com o Sistema S o presidente do Sistema Fecomércio e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Edison Araújo; além dos demais conselheiros do Sebrae/MS: o presidente do Sistema Faems, Alfredo Zamlutti, o vice-presidente do Sistema Faems, Nilson dos Santos, o reitor da UFMS, Marcelo Turine; a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo; o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; entre outras autoridades.
MS Qualifica Empreendedor
O MS Qualifica Empreendedor visa a capacitação de capital humano para aproveitar oportunidades de empreender nos diversos segmentos empresariais, além de fornecer mão de obra qualificada para as micro e pequenas empresas dos municípios de Mato Grosso do Sul. A parceria também prevê a realização de oficinas de preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho e capacitação de empreendedores para atender a demandas de bens e serviços gerados a partir dos grandes investimentos, entendendo que a medida irá fomentar o empreendedorismo e contribuirá para o sucesso dos pequenos negócios, gerando emprego e renda localmente.
O convênio com o Sebrae/MS visa qualificar cerca de cinco mil pessoas, em 312 capacitações, nas áreas de comércio, serviços, indústria, vendas, atendimento, logística e turismo. Essas capacitações serão realizadas em 54 unidades móveis e equipes itinerantes com equipamentos voltados à panificação, solda, marcenaria, costura, informática, automotivo, produção industrial, disponibilizadas pelo Sebrae. Também está prevista a realização de parcerias locais com prefeituras, associações comerciais, sindicatos empresariais, médias e grandes empresas, Sistema S e Casa do Trabalhador/Funtrab.
O cronograma de capacitações teve início em setembro deste ano, e segue até 2025. Mais informações sobre as ações do Sebrae pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.