ASN MS
Compartilhe

Prazo das inscrições do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora termina no dia 7 de fevereiro

Em sua 12ª edição, iniciativa reconhece atuação de administrações municipais no fomento ao empreendedorismo, na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento territorial
Por Natália Moraes, com Sebrae Nacional
ASN MS
Compartilhe

Termina nesta quarta-feira (07/02) o prazo das inscrições da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) para as administrações municipais de Mato Grosso do Sul. Realizado a cada dois anos, o PSPE reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial em todo o país. As gestões interessadas em participar devem se inscrever em: prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.

Nesta edição, serão aceitas no ato de inscrição apenas as ações já implementadas e que apresentem resultados alcançados e comprovados até 30 de novembro de 2023. Além disso, é necessário que as iniciativas tenham como principal público os chamados pequenos negócios, incluindo microempreendedores individuais (MEI) e agricultores familiares.

O prêmio está dividido em até 10 categorias: Simplificação e fomento do empreendedor, Sala do empreendedor, Compras governamentais, Empreendedorismo na escola, Inclusão produtiva, Turismo e identidade territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo rural, Cidade empreendedora e Governança governamental.

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, esta premiação destaca o que os municípios realizaram para melhorar o ambiente de negócios em vários aspectos, da educação empreendedora à sustentabilidade das empresas. Nesse sentido, em Mato Grosso do Sul, há gestões empenhadas em adotar medidas para fomentar a economia local e que já vem obtendo resultados transformadores.

“Estamos trabalhando de forma unificada por meio de diversas parcerias entre os municípios e o Governo do Estado com o objetivo de alavancar e dinamizar a economia local, e esta é a oportunidade para a gestão pública municipal mostrar os seus projetos e seus resultados efetivos para o desenvolvimento da sua região”, pontua o analista.

Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação, que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional, com cerimônia marcada para julho deste ano.

Até o momento, o Sebrae já contabilizou mais de 2,3 mil projetos inscritos de vários estados e do Distrito Federal. O número supera as 1,6 mil inscrições realizadas na última edição, em 2021, quando 1.327 prefeituras participaram.

Mato Grosso do Sul: Reconhecimento Nacional

Desde 2001, o Prêmio vem destacando as ações realizadas pela administração pública municipal voltadas para o desenvolvimento econômico e social. Neste período, projetos de prefeituras de Mato Grosso do Sul também foram reconhecidos na etapa nacional da premiação, com Campo Grande (5ª e 7ª edições), Maracaju e Itaquiraí (8ª edição), Nova Andradina (9ª edição) e Chapadão do Sul (10ª edição, e duas premiações na 11ª).

Na última edição da premiação, Mato Grosso do Sul foi o único estado a ter um município vencedor em duas categorias distintas na edição nacional. Chapadão do Sul, participante do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal que visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios –, conquistou as categorias “Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste”, e “Desburocratização”, dentre 1,6 mil inscrições de 1.1327 prefeituras de todo o país.

Mais informações na página prefeituraempreendedora.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.