Iniciativa vai beneficiar, por meio do programa Semear, pequenos negócios de cinco municípios: Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. O número de vagas oferecido é o mais expressivo desde que o programa foi lançado
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vai capacitar 150 micro e pequenos empresários dos municípios de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. A iniciativa é realizada por meio do Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores) em parceria com o Sebrae/MS, com o objetivo de fortalecer o setor e contribuir com o desenvolvimento das regiões contempladas.
As inscrições para a capacitação começaram nesta sexta-feira (27), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), durante o evento Empreendedores do Cerrado, organizado pela Suzano, Sistema Fiems, Sebrae e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Na ocasião, a empresa também apresentou as oportunidades de negócios que serão geradas durante e após a construção da sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo.
Segundo o diretor de Engenharia da Suzano responsável pela construção do empreendimento em Ribas do Rio Pardo, Maurício Miranda, a Suzano reafirma o compromisso com o desenvolvimento da cadeia econômica local, em especial os pequenos negócios. “Por meio dessas e outras ações, e com um olhar sustentável em tudo o que fazemos, ajudamos a gerar maior valor à rede de fornecedores locais. Quando contratamos serviços e adquirimos produtos, também damos prioridade a eles pensando nesse compromisso com a região onde operamos”, explicou.
Pelo Sebrae, esta edição do Semear foi viabilizada no âmbito do programa Propeq Dinamiza – uma parceria da instituição com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que visa acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul. Ao todo, o Propeq Dinamiza irá custear 70% da iniciativa. “Fazemos essa alocação dos recursos para a capacitação entendendo que muitos perdem oportunidades por não terem qualificação para atender padrões. Temos experiências anteriores que comprovam isso. Essa parceria ajudará a encaixar o encadeamento produtivo em municípios estratégicos para o Mato Grosso do Sul”, afirmou Jaime Verruck, titular da Semagro e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS.
O foco do curso será a qualificação de fornecedores. Caberá à Suzano ministrar temas sobre responsabilidade socioambiental e gerenciamento de dados empresariais para ser um fornecedor da companhia, por exemplo. Já o Sebrae cuidará de assuntos ligados à gestão empresarial, como: diagnóstico da empresa, gestão de finanças e regularização de cadastro. “Vamos auxiliar a micro e pequena empresa a saber em que ela pode melhorar seu produto ou serviço, a organizar sua documentação e fazer um melhor controle de seu negócio para que esteja pronta para atender qualquer empresa de grande porte. Estamos abrindo uma porta, dando uma ótima oportunidade para todas as participantes”, comentou Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.
A previsão é que as capacitações sejam iniciadas após o dia 20 de junho e realizadas presencialmente e a distância, de forma híbrida. Todos os empreendedores sairão certificados quanto às normas internacionais para atender grandes empresas.
A Fiems não somente sediou o Empreendedores do Cerrado, como também apoia a iniciativa. Representante do presidente da Federação, Sérgio Longen, o chefe de gabinete da instituição, Robson Del Casale, declarou que a qualificação vai gerar, em consequência, oportunidades em todo o segmento industrial e economia de Mato Grosso do Sul.
“A Fiems está sempre de portas abertas para discutirmos o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Esse investimento da Suzano em Ribas do Rio Pardo gera milhares de outras oportunidades, que precisam estar bem estabilizadas e coordenadas e é isso que estamos discutindo, como preparar o pequeno e médio empreendedor para oferecer seus serviços para uma grande empresa. É assim que a gente consegue estruturar o desenvolvimento local aqui no nosso Estado. É um evento importante e que, no final das contas, gera emprego”, finalizou Robson Del Casale.
Também presente ao evento, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Joao Alfredo Danieze, destacou que o município vive uma euforia. “Tenho dito que temos dois canteiros de obra, um na Suzano e um dentro da cidade. Estamos crescendo e atraindo diversos empreendimentos. Todos são bem-vindos, mas é necessário que eles se estruturem. Com certeza precisaremos de fornecedores qualificados para atender não apenas a nova fábrica, como outras empresas que estão se instalando na nossa cidade. Por isso o Sistema S, por meio do Sistema Fiems e do Sebrae, tem sido fundamental para esse processo que estamos vivendo”, finalizou.
O programa Semear
O Semear já alcançou mais de 200 micro e pequenas empresas brasileiras desde que foi criado, em 2020. Sua última edição ocorreu também em Mato Grosso do Sul e beneficiou 30 empreendimentos do setor de transportes em Três Lagoas.
Os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e São Paulo também receberam incentivos do programa. Em termos de proporção, as 150 vagas lançadas recentemente representam o mais expressivo investimento para fortalecer o empreendedorismo até então.
Como empresa contratante de fornecedores, a própria Suzano ganha com a qualificação dos empreendedores das regiões onde está instalada ou está em vias de se instalar. “É uma oportunidade que elas passarão a ter ao se qualificarem. Elas sairão prontas para atender tanto a Suzano quanto qualquer grande empresa”, acrescentou Maurício Miranda.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.