Em clima de descontração e muitas trocas, o município de Aquidauana recebeu nesta quarta-feira (29), mais um encontro do grupo que compõe o Ecossistema Local de Inovação, iniciativa que visa um desenvolvimento sustentável e inovador para a região. Esse encontro, o quarto, encerra um período de discussões entre os participantes, que são representantes de diferentes instituições, e em 2024, a proposta é seguir na consolidação deste movimento, até o lançamento do planejamento estratégico com ações para fomentar o empreendedorismo e a inovação.
O evento, intitulado “Inovabeer”, foi realizado no estabelecimento Dom Josimo e reuniu cerca de 15 pessoas, para discutir oportunidades e como será a atuação do Ecossistema de Inovação. Esses ambientes são considerados espaços abertos que promovem o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação, e funcionam como uma rede de apoio mútuo e campo fértil para o debate buscando entender como cada setor contribui e se posiciona em sua área de atuação. Nestes ambientes, o Sebrae busca mediar escolhas, otimizar processos, engajar os setores e articular a conexão entre estes atores.
De acordo com uma das participantes do encontro, a professora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus de Aquidauana, Ivilaine Delguingaro, o município possui um potencial e a consolidação do movimento em torno do Ecossistema de Inovação irá colaborar na identificação de oportunidades locais, por meio da cooperação.
“Esse trabalho é fundamental para a gente plantar as sementes, criar as cooperações e aproximar as instituições. Isso tem sido muito relevante quando a gente fala de desenvolver o município. É um município que tem um potencial, tanto no turismo quanto no agronegócio, que são os setores que escolhemos para desenvolver. Esse trabalho é um embrião de muitas ações que vão ser desenvolvidas. Nesse ecossistema, esperamos que de fato elas aconteçam e possam promover o impacto que estamos discutindo”, afirma a professora.
Empreendedor de uma startup voltada para o controle biológico de doenças de plantas, Thiago Calves Nunes, também funcionário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é outro membro do Ecossistema de Inovação e pontua que Aquidauana já precisava deste tipo de ação. “É um movimento que já tinha necessidade dentro da nossa cidade, para a nossa região. Até porque temos algumas startups instaladas. A gente já tem os atores, agora o que falta é só a organização e o Sebrae vem num momento muito importante nessa formação do ecossistema”, destaca.
O Ecossistema de Inovação de Aquidauana está em um estágio inicial. Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae desenvolve esse tipo de trabalho em outros municípios. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Durso, neste momento, foram elencadas as ações prioritárias que serão desenvolvidas para fomentar a inovação na cidade.
“É um ecossistema jovem, iniciamos as atividades sobre o ecossistema de inovação esse ano no município. Foram realizados quatro workshops e, agora, vamos consolidar com tudo que o grupo construiu e construir um planejamento do ecossistema, para futuramente, lançarmos o planejamento com as ações. É um grupo que está bem engajado e com bastante vontade de atuar e conectar todas as pessoas com a inovação”, finaliza a analista.
Para mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS, acesse o portal ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.