Com o intuito de discutir as vantagens oferecidas pela plataforma Arduino para os interessados na temática de automação, o Sebrae/MS, por meio do laboratório Living Lab, promoveu, no último sábado (25) em Campo Grande, o Arduino Day 2023. Na ocasião, foi possível visitar uma mostra com protótipos desenvolvidos pela plataforma, que visa facilitar a aplicação da inteligência artificial nos mais diversos objetos do cotidiano.
O Arduino Day 2023 é uma realização da Rede Fab Lab Brasil para celebrar a inovação, tecnologia e a criatividade, e o Living Lab é uma das entidades que compõe esta rede. O encontro, que teve como público-alvo empreendedores, representantes de empresas de engenharia e estudantes interessados em tecnologia, também contou com as palestras “Projetos utilizando Arduino e IoT (Internet das Coisas)” e “Desenvolvimento de Hardware e Produtos”.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/MS, Alexandre Nicoletti, o evento foi importante para que os participantes tivessem o contato com o básico da ferramenta Arduino e se conectassem com profissionais da área, alimentando assim futuros projetos. “O Arduino é a porta de entrada para qualquer projeto em eletrônica, então é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento de automações e inteligência artificial”, disse.
Para um dos participantes, Leonardo Manetti, professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a inciativa conseguiu abranger toda a comunidade, desde os iniciantes até os mais experientes. “Foi uma ótima oportunidade tanto para quem quer iniciar no mundo Maker, que pode ter esse primeiro contato na prática, quanto para aqueles que já são da área e querem fazer contatos e se aperfeiçoar”, relata.
Internet das Coisas e Plataforma Arduino
O termo Internet das Coisas faz referência a possibilidade de conectar diversos objetos físicos por meio da utilização de sensores, softwares e outras tecnologias. A intenção é promover a troca de dados entre esses dispositivos trazendo automação para itens que variam de objetos domésticos comuns até ferramentas industriais sofisticadas. Essa inserção de inteligência artificial pode ser proporcionada através de plataformas como a Arduino, que permite a prototipagem eletrônica por meio de uma placa expansível, com ampla versatilidade de aplicação.
Inovação e tecnologia na prática
Para transformar ideias em produtos concretos, o Living Lab conta com o LabMaker, um laboratório que oferece ferramentas e tecnologias que auxiliam na construção de protótipos, por exemplo. Localizado em Campo Grande, o serviço de prototipagem é voltado para empreendedores de todos os tipos, desde pessoa física até grandes empresas e produtores rurais.
Através da trilha chamada “Prototype”, o empreendedor se cadastra no site e detalha a proposta do projeto, que é avaliada pela equipe do LabMaker. Caso seja uma proposta relacionada a negócios, é realizada uma primeira conversa para entender melhor o projeto e planejar as fases do desenvolvimento.
O laboratório conta com equipamentos que permitem a execução de projetos de soluções físicas e de automação, e o serviço oferecido é de apoio e auxílio na construção da ideia e no desenvolvimento do projeto. O empreendedor é incentivado a colocar a mão na massa, trazendo todo o material envolvido no desenvolvimento do projeto, e recebe suporte para uso das máquinas e execução dentro do espaço. Para aqueles que não podem acessar o laboratório fisicamente, o serviço é oferecido à distância.
Para mais informações sobre as ações de inovação em Mato Grosso do Sul, os interessados podem acessar o portal do Living Lab. O laboratório fica na Rua Brasil, 205, no bairro Monte Castelo em Campo Grande (MS). O horário de atendimento é de 8h a 12h e de 14h 17h. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.