Apresentação feita pelo Living Lab reuniu estudantes de escola estadual e do IFMS
O despertar para empreender com inovação, conhecer detalhes como se forma uma startup e delinear uma ideia para se transformar em negócio que pode ser repetível e escalável. Temas como esses foram abordados no workshop Lab XP, realizado no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, para 25 estudantes de escolas públicas. A atividade foi realizada neste dia 22 de novembro pelo Living Lab MS, laboratório de inovação iniciado pelo Sebrae/MS em parceria com instituições públicas e privadas, e apoio do Pró Pantanal.
Estudantes do curso técnico de administração da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil e de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Corumbá participaram das atividades ministradas pela analista técnica do Living Lab Neire Colman.
O propósito foi falar sobre empreendedorismo e inovação de uma forma disruptiva. O Living Lab MS está instalado em Campo Grande (rua Brasil, 205, Monte Castelo) e o workshop Lab XP permite que o ambiente físico do laboratório possa ser levado para outras cidades e apresentada a experiência de se pensar fora da caixa em torno da resolução de problemas, criação de ideias e aplicação de métodos ágeis.
Para atender demanda específica dos estudantes que estiveram presentes no Centro Sebrae Pantanal, o workshop demonstrou ferramentas e recursos para que os jovens possam promover conexões para empreender de forma inovadora diante de dores do dia a dia deles.
A coordenadora do curso técnico de administração da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, Ângela Maria Sara, pontuou que a atividade forneceu detalhamento para os jovens entenderem um pouco mais sobre como a tecnologia afeta a rotina e a necessidade de aprofundar em soluções sustentáveis.
“Foi uma oportunidade única de trazer uma visão maior para os alunos sobre como tecnologia afeta o nosso mundo e o mundo dos negócios. Para os alunos do curso de administração, isso gera muita diferença porque eles têm uma atualização do que está ocorrendo e os deixam mais preparados para o mercado que vai exigir tudo isso. Assim, eles poderão ter mais sucesso na carreira”, avaliou.
A estudante Thaísa Evelyn Rodrigues Guimarães, que já começou a empreender no ramo da gastronomia em Corumbá, explicou que o workshop gerou inquietação e “abriu a cabeça” para ela pensar em soluções. “O impacto dessa palestra foi grande, ampliou meu entendimento. Na administração a gente tem um leque de opções para atuar e a gente aprendeu um pouco sobre startup. A palestra ajudou a gente a entender melhor as opções que temos para atuação e identificar os impactos que podem gerar nas pessoas.”
Living Lab
O Living Lab MS é um projeto colaborativo, iniciado pelo Sebrae/MS em parceria com 42 instituições públicas e privadas, que têm como objetivo desenvolver ideias inovadoras e startups no Mato Grosso do Sul. O trabalho é voltado para o engajamento de parceiros e empreendedores a fim de consolidar a comunidade e fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Estado. Mais informações sobre o Living Lab pelo site www.livinglabms.com.br ou pelo e-mail [email protected].
Entre as experiências que o laboratório oferece estão o Nômades Digitais, Soluções Digitais, Realidade Aumentada, In Front para identificar oportunidades de inovação em empresas, Programa de Aceleração Living Lab (ALL), entre outros.