ASN MS Atualização
Compartilhe

Startup Day: Em três cidades da região Oeste do Estado, evento reúne mais de 230 pessoas

Empresários e estudantes puderam identificar oportunidades de inovação para gerar novos negócios ou reforçar setores
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Mais de 230 pessoas, entre estudantes e empreendedores em estágios de negócio variados, que atuam na ideação ou execução de projetos, participaram do Startup Day, promovido pelo Sebrae/MS na região Oeste de Mato Grosso do Sul. No sábado (22), o público pode fazer networkig, conhecer as oportunidades que existem diante do cenário de mudanças climáticas e onde buscar possíveis financiamentos para promover inovação em Aquidauana, Corumbá, Guia Lopes da Laguna e Ladário.

“Em cada cidade, houve direcionamento para ser desenvolvido temas que fortalecem a inovação a partir da vocação local. Gerar espaço para que ideias e negócios encontrem oportunidades para serem implantados e desenvolvidos”, expôs o analista-técnico do Sebrae/MS, Felipe Mendes.

Aquidauana foi um dos municípios da Região Oeste que receberam o Startup Day

Em Corumbá e Ladário, o evento foi promovido em conjunto com o Ecossistema Local de Inovação, além do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Observatório Local de Inovação Social (Obisfron), Sauá Films, Bela Oyá Pantanal.

Na data, foram realizadas palestras durante toda a manhã e mais de 170 pessoas estiveram presentes, entre estudantes que estão em desenvolvimento de negócios e empresários das duas cidades pantaneiras. É o caso dos alunos do curso de Análise de Sistemas da IFMS Pedro Henrique, Gabriela Loureiro e Hudson Abraão. Os três estão em fase de prototipagem de um projeto para reduzir a burocracia de comunicação entre o poder público municipal e o cidadão.

“Foram abordados no evento muitos detalhes ligados à inovação e empreendedorismo que podem ser feitos aqui mesmo. Foi bom para gente, que tem um projeto em andamento que envolve a Prefeitura e atendimento ao público. O Startup Day ajudou a abrir nossa visão para oportunidades e vai dar resultado para gente lá na frente”, opinaram os três estudantes.

Josué de Souza Cristaldo e a esposa, Irys Cusirimay Apuri, possuem a startup “Meu Quintal é maior que o Mundo” no Assentamento 72, em Ladário. Eles participaram do evento apresentando seus produtos de uma horta e se engajaram nas palestras para networking na implantação de um viveiro de mudas nativas do Pantanal. “É possível praticar a economia social. Acreditamos muito no cenário de podermos progredir aqui e Ladário e Corumbá são cidades onde há inovação. É ir atrás do sonho”, defendeu Josué.

Josué de Souza Cristaldo e a esposa, Irys Cusirimay Apuri, possuem a startup “Meu Quintal é maior que o Mundo” em Ladário

Em Aquidauana, os apoiadores do Startup Day foram a UFMS, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Prefeitura local, além do Sicredi, Futuro Importados, Pantabio e Pantaembryo. A programação incluiu palestras e um workshop com a abordagem de temas como turismo e agronegócio.

O evento mobilizou 40 pessoas no município como a empresária no setor de pets, Mariana Santos. Ela saiu do Startup Day com metas para alavancar o negócio. “Essa foi a primeira vez que vim para um evento assim. Foi enriquecedor para entender que existem editais abertos para ajudar a obter o recurso financeiro para tirar a ideia do papel. Gostei bastante da abordagem para falar sobre o turismo. Aqui na região a gente vê uma expansão do setor e entendi que era uma oportunidade para mim. Havia turistas que deixavam de fazer algumas atividades porque tinham que cuidar dos seus animais. Eu ofereço um produto personalizado e observei no evento aspectos que posso evoluir”, contou.

Em Guia Lopes da Laguna, a Rota Bioceânica foi um dos temas trabalhados durante o evento

Guia Lopes da Laguna está ligada à Rota Bioceânica e o Startup Day na cidade direcionou as discussões para apresentar as demandas de inovação diante desse contexto. A Associação Comercial e Empresarial da cidade, o Ecossistema Local de Inovação de Jardim e de Guia Lopes da Laguna, Prefeitura local, além de empresários e direção da rede estadual de ensino local, por meio da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha, foram parceiros nas atividades que envolveram cerca de 30 pessoas.

Jean Carlos Antunes Fernandes, diretor do Departamento de Cultura e Turismo em Guia Lopes da Laguna, destacou a importância de manter setores da cidade atualizados sobre oportunidades com a Rota Biocêanica. O município está na rota até Porto Murtinho e está localizado ao lado de Jardim. “O Startup Day foi promovido pelo Sebrae em mais de 250 municípios e tivemos a oportunidade de receber o evento para discutir temas tão importantes para a nossa região”, concluiu.

Para conhecer mais sobre empreendedorismo e inovação, fale com o Sebrae/MS pelo telefone 0800 570 0800 ou acesse o site ms.sebrae.com.br.