Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN MS 29/07/22 às 07:17 Atualização 04/08/22 às 16:19
Compartilhe

Refúgio familiar tornou-se empreendimento de sucesso com o apoio do Sebrae/MS

Por Filipi Yamashita
ASN MS 29/07/22 às 07:17 Atualização 04/08/22 às 16:19
Compartilhe

Local é ponto turístico para quem busca a vivência rural a poucos quilômetros da capital

Há mais de dez anos, quando adquiriu o sítio harmonia, Carlos Caetano tinha a intenção de associar a proximidade da cidade com a calmaria do campo em um ambiente de descanso e lazer para sua família e amigos. Contudo, o tamanho da área e os custos de manutenção fizeram com que, em 2012, o até então gerente comercial refletisse sobre o potencial produtivo do sítio. E assim, em meados de 2012, o empresário decidiu produzir queijos com leite de cabra para comercialização e passou a criar os animais em sua propriedade. Decisão que hoje reflete no reconhecimento de seu negócio como um atrativo de destaque nos setores gastronômico e turístico em Campo Grande.

Queijos de cabra são produzidos no local e podem ser adquiridos nas visitas em grupo e no café da manhã – Reprodução: redes sociais

No ano seguinte, para aumentar suas vendas e oferecer uma experiência mais rica a seus clientes, Carlos abriu as portas do seu refúgio pessoal e passou a receber pessoas interessadas em degustar queijos e derivados do leite de cabra. O sucesso foi tanto que, junto a sua família, o empreendedor decidiu inovar na oferta de serviços e passou a oferecer o que chama de “Café da Manhã Pantaneiro”, no ano de 2015. No cardápio, uma variedade de pratos sul-mato-grossenses típicos da rotina do homem pantaneiro, que encanta por sua simplicidade e sabor.

Café da manhã é servido aos domingos e oferece alimentos caseiros frescos produzidos no local e por produtores parceiros – Reprodução: redes sociais

“Nossa intenção é proporcionar aos visitantes uma experiência mais próxima do dia a dia do homem pantaneiro, onde é possível reunir a família e amigos para uma refeição que resgata memórias afetivas e mantem viva a cultura alimentar do nosso estado”, comentou Carlos citando o sucesso de pratos como a sopa paraguaia e a chipa servidos no local.

O empresário, em 2018, também passou a ofertar pacotes de visitação e vivência no campo, no formato de excursão, para grupos de pessoas e instituições de ensino, tornando o empreendimento ainda mais completo. Fatores que, de acordo com Carlos Caetano, contaram com o apoio do Sebrae/MS em sua estruturação.

“O Sebrae fez parte da construção do meu empreendimento, desde as mentorias que eu tive no início, passando pelo programa Meu Negócio Certo, até agora, no Transforma Turismo. Isso me ajudou na gestão financeira do meu negócio, possibilitou o diagnóstico de atrativos e outros fatores essenciais para o crescimento de uma empresa”, ressaltou o produtor comentando sobre importância de se capacitar. “Achamos que nunca estamos prontos até iniciar uma capacitação. O conhecimento é um ponto essencial para quem busca empreender”, finalizou.

Para saber mais sobre o Sítio Harmonia, acesse a página oficial ou o perfil no Instagram

O que é o Transforma Turismo?

Em sua primeira edição o programa Transforma Turismo tem capacitando pessoas interessadas em empreender e empresários da região central do estado, conhecida também como “Rota Caminho dos Ipês”. Dentre os municípios que fazem parte deste grupo, estão: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

Com a proposta de fomentar o turismo no estado, o objetivo da ação é promover às micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul o acesso ao mercado e o aumento da competitividade das empresas locais no setor turístico. Além disso, auxiliar os empresários a ofertar seus serviços junto às agências especializadas, formatar seus produtos e experiências atrativas, organizar roteiros e inserir seu negócio nas plataformas digitais também fazem parte do planejamento.

Para mais informações sobre a próxima edição do programa, envie uma mensagem para o WhatsApp (67) 3389-5300. São oito etapas, que incluem consultorias e oficinas. Essa e outras iniciativas do Sebrae/MS podem ser consultadas por meio do telefone 0800 570 0800.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas