ASN MS
Compartilhe

Artesãos de Bataguassu recebem consultoria para ampliar comercialização de artesanato local

Sebrae, Suzano e Prefeitura Municipal são parceiras em projeto que capacita e apoia o fortalecimento de profissionais, possibilitando geração de renda
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS
Compartilhe

Mais de 20 artesãos de Bataguassu e do distrito de Nova Porto XV, filiados à Associação dos Artesãos da região, estiveram reunidos para o evento “Café, prosa e arte”, nessa segunda-feira (15), na Praça do Artesão da cidade. Em comum, os profissionais são participantes do projeto de Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda, uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com a empresa Suzano e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de fortalecer os produtos artesanais feitos na cidade e incentivar a comercialização, por meio de maior visibilidade em todo Mato Grosso do Sul.

O “Café, prosa e arte” marcou o início das consultorias com o designer Renato Imbroisi, que atua há 35 anos no setor de artesanato e já desenvolveu mais de 140 projetos no Brasil e no exterior, em países como África do Sul, Itália e Japão. No encontro, o designer, também consultor do Sebrae, conheceu o artesanato e as peças produzidas pelos artesãos locais, onde 90% são esculturas de barro e a outra parte está direcionada ao bordado. Na ocasião, ele também ministrou palestra com o tema “A importância do design para o artesanato”.

“Visitei os artesãos e fiquei muito sensibilizado com a produtividade e o empreendedorismo de todos. O próximo passo será desenvolver a coleção com novas cores, formatos, itens. Quero conhecer, ainda, a rede hoteleira de Bataguassu, para saber onde o artesanato é inserido. E, sem dúvidas, a ideia é valorizar a fauna, flora e cultura da região”, observou o designer.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Edvaldo Araújo, afirma que o encontro foi um marco para o projeto de desenvolvimento de artesãos de Bataguassu. “Foi iniciada a etapa de criação da coleção e de um catálogo, onde os artesãos e artesãs terão novas ideias, com possibilidade de ampliar a capacidade produtiva e promover suas vendas”, pontuou.

Para o gerente executivo industrial, Eduardo Ferraz, os resultados positivos dessa parceria fortalecem a cultura local, fomentam o turismo regional, e principalmente, a geração de trabalho e renda. “Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘Só é bom para nós, se for bom para o mundo’ e ter um artesanato fortalecido é bom para a identidade regional da Costa Leste, é bom para o turismo e é excelente para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região”.

Ainda no encontro, a secretária da Associação de Artesãos do Nova Porto XV, Rosely Sene, destacou a importância da ação para os profissionais. “Os artesãos de Nova Porto XV sentem-se homenageados. São gratos pela parceria que trouxe um grande profissional para auxiliar na nossa produção, permitindo uma nova opção de renda e ampliação de recursos para que cada uma possa seguir fazendo o que gosta”, comentou.

Com a conclusão da primeira etapa, o projeto de Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda segue em frente, com novas consultorias na área de planejamento comercial para impulsionar o artesanato local, a partir da criação de um design personalizado para as peças produzidas pelos artesãos participantes e da divulgação dos produtos.

O projeto também tem outras ações para que os artesãos trabalhem em conjunto, visualizem meios de aprimorar e agregar valor aos produtos, a fim de gerar renda de forma sustentável. Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato com a Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.