A Educação Empreendedora é um conceito que vai além do mundo dos negócios e tem se destacado como uma ferramenta fundamental para preparar os estudantes para os desafios do futuro. O Sebrae/MS tem fortalecido o compromisso com essa abordagem educacional, cujo propósito é desenvolver competências que tornem os indivíduos mais inovadores, colaborativos e capazes de resolver problemas que impactem positivamente suas vidas e a sociedade como um todo.
Diferente do empreendedorismo tradicionalmente associado à criação de negócios, a Educação Empreendedora na Educação Básica busca formar cidadãos preparados para agirem de forma proativa, inovadora e cooperativa, capacitando-os a enfrentarem os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo. O objetivo principal é preparar os estudantes para serem protagonistas de suas vidas e das futuras gerações, estimulando-os a tomarem a iniciativa, assumirem riscos calculados e serem agentes de transformação.
Priscila Veloso, gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, enfatiza a importância da educação nessa perspectiva. “A educação empreendedora é uma poderosa ferramenta para orientar os estudantes diante dos desafios impostos pela nova realidade. Buscamos preparar os jovens para que se tornem protagonistas de suas trajetórias profissionais, promovendo a inclusão social e a empregabilidade. Queremos que eles mobilizem conhecimentos, habilidades e valores para enfrentar as demandas complexas do mundo contemporâneo”, salientou.
Em Mato Grosso do Sul, são desenvolvidas metodologias de Educação Empreendedora em 98,7% do estado. Para que o empreendedorismo possa ser trabalhado em sala de aula, em outra vertente, o programa também capacita os professores. Em 2023, são realizadas palestras, oficinas e capacitações em temas como “Gamificação na educação”, “Cidadania e ética nas escolas”, “Metodologias ativas na educação”, “Produtividade: o segredo de uma boa aula”, entre outras temáticas.
Em 2022, 5.883 professores foram alcançados com as iniciativas, e 46.872 estudantes também foram contemplados.
Currículo escolar
A inserção da Educação Empreendedora no currículo escolar, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental para que os estudantes adquiram competências empreendedoras, como criatividade, inovação, organização, visão de futuro, resiliência e curiosidade científica. Dessa forma, eles estarão aptos a enfrentar desafios pessoais e profissionais, contribuindo para um futuro mais sustentável e próspero.
Com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), criado em 2013, o Sebrae já alcançou mais de 4,5 milhões de crianças e jovens em todo o país. Mais de 165 mil professores foram capacitados para implementar a metodologia em mais de 9 mil instituições de ensino, permitindo que a Educação Empreendedora seja disseminada de forma ampla e efetiva.
O Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) é uma unidade especializada que compartilha conhecimento, metodologias e materiais para apoiar a prática da Educação Empreendedora em todas as etapas de ensino. Através de materiais pedagógicos e formações específicas, o CER capacita educadores para que possam incentivar o pensamento empreendedor em sala de aula.
Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected].
-

