Por trás da Castanha do Baru em uma barra de chocolates está o trabalho de um grupo de famílias extrativistas de um dos maiores biomas do país, o Pantanal. É um sabor próprio que traz a identidade do Mato Grosso do Sul em embalagens exclusivas. Esta proposta, criada e desenvolvida pela empresária Beatriz Branco de Araújo, fez da Angí Chocolates um destaque como produto da economia verde do Estado durante a Conferência Green Rio/Green Latin America 2023.
Realizado anualmente, o Green Rio 2023 (31/08 a 02/09) contou com palestras e exposição de produtos da bioeconomia de todo o país. Este ano, o Sebrae/MS propôs um espaço para mostrar as ações do Programa Pró Pantanal, por meio dos produtos regionais e dos biomas Pantanal e Cerrado, com as empresas Angí Chocolates, Suspiros da Fazenda, Zitrus Produtos Naturais, Eco Linhas, Fibra Morena, Vó Erminia Alimentos, Apiário Santos, BeeCo., Mel Zen e DiBonito Cachaça.[VGF1]
São empreendimentos que mostram muito mais que produto diferenciado, evidenciam seus valores social e econômico agregados ao produto. De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Faria, essas empresas vêm se qualificando cada vez mais com produtos cada vez mais preparados para atender os mercados nacionais e internacionais. “Os empresários têm percebido que o valor agregado que a “marca” Pantanal tem trazido para os produtos é extremamente relevante e chama a atenção do público”, destaca Vitor.
Para Beatriz, a oportunidade de participar da feira Green Rio abriu portas para novas parcerias e oportunidades de negócio. “Ao se destacar como uma empresa comprometida com a Economia Verde, a Angí Chocolates pôde atrair a atenção de potenciais clientes, investidores e parceiros que compartilham dos mesmos valores e objetivos”.
No caso específico da Angí Chocolates, são utilizados insumos provenientes de 12 comunidades extrativistas do Estado. “Isso demonstra o compromisso da empresa com a inclusão dessas comunidades no mercado, proporcionando-lhes uma fonte de renda por meio da venda de seus produtos”, destaca Beatriz.
Também com foco em produtos produzidos a partir de insumos do Bioma Pantanal, a Suspiros da Fazenda levou na feira suspiros saborizados a partir da Castanha de Baru e do Pequi. A empresária Adriana Salete Balzan observou o potencial nutritivo destes alimentos e compôs suas receitas mantendo ainda as boas práticas de sustentabilidade em todas as fases da produção. “Mostramos que sendo sustentável, eu ajudo o local onde vivo, as pessoas que trabalham comigo, vimos que é possível ser sustentável não importa o tamanho da empresa”, destaca Adriana.
Conferência Green Rio/Green Latin America 2023
É espaço dedicado à exposição de produtos de todo o país, além de receber especialistas das áreas de inovação e economia ligados à bioeconomia e economia verde com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios para o setor.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa tem o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para mais informações sobre as ações aos empreendedores, entre em contato por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

