ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae/MS realiza 1º workshop do Ecossistema de Inovação em Aquidauana

Cidade entra para a lista dos municípios integrados a movimento
Por Assessoria de Imprensa - Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Para fortalecer o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação, o Sebrae/MS realizou o 1º Workshop do Ecossistema de Inovação no município de Aquidauana, que agora integra a rede de cidades que estão com este trabalho em andamento. O evento ocorreu nesta quarta-feira, dia 13, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a partir de agora, serão definidas algumas vertentes principais de atuação, como a criação da governança e o planejamento do Ecossistema Local de Inovação.

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Felix Durso, o trabalho do Sebrae será de construir uma rede integrada que terá como principal fonte a inovação. “É apenas o início de um trabalho que pretendemos construir aqui na cidade. Entendemos que Aquidauana é um município que apresenta todas as características para se desenvolver e inovar, devido ao seu potencial turístico e por isso começa a englobar este trabalho de rede integrada, que possibilita que as instituições, sejam elas públicas ou privadas fiquem cada vez mais independentes. Nosso papel é ascender o espírito desses atores e instituições a terem mais autonomia”, enfatizou.

Para a agente de desenvolvimento da Prefeitura de Aquidauana, Adriana Carla Caravassilakis, esse tipo de iniciativa irá contribuir muito para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “Aquidauana tem um grande potencial no segmento turístico. Esse programa vem para nos fazer entender e auxiliar os empresários a alcançarem mais rápido o sucesso dos seus empreendimentos. Sendo assim impulsionar o desenvolvimento das empresas, descobrir novos talentos, gerar novos empregos e mais do que isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade local”, disse.

A partir de agora, serão definidas vertentes principais de atuação, como a criação da governança e o planejamento do Ecossistema Local de Inovação

O evento atraiu pessoas ligadas a vários segmentos da cidade, como é o caso do professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Tiago Calves Nunes, que tem uma startup de controle biológico voltada para doenças de plantas, na cidade de Aquidauana. “O Sebrae entra em um momento muito decisivo em nossas vidas, que é o de traçar metas e caminhos para melhorar o nosso negócio. Não tem como não pensar em inovação, principalmente, para nós que estamos dentro do meio acadêmico. Podendo trazer novos despertares aos nossos alunos que pretendem inovar”, destacou.

Apoio do Sebrae aos Ecossistemas de Inovação

O Ecossistema de Inovação é um conceito que descreve um ambiente complexo e interconectado onde ocorre o processo de inovação. Ele envolve diversos atores, como empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, governos, investidores, mentores, aceleradoras e comunidades, todos trabalhando em conjunto para impulsionar a criação e adoção de novas ideias, tecnologias e modelos de negócios.

Como uma forma de fomentar o empreendedorismo, além de apoiar o pequeno negócio, o Sebrae envolve a governança e entidades dos municípios em que atua para a criação de um ambiente favorável à inovação, corroborando para a criação de ecossistemas de inovação.

Nesse contexto, o Sebrae/MS tem desempenhado um papel fundamental no apoio e orientação de regiões do estado que estão empenhados na consolidação desses ecossistemas: Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá/Ladário, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Agora, Aquidauana se junta ao movimento e está em fase inicial de construção deste trabalho.

“Esse é apenas o primeiro workshop que realizamos na cidade, devemos ter mais três datas aqui. Aquidauana, agora, contempla como a décima cidade a entrar para a construção e consolidação desses ecossistemas”, informou a analista do Sebrae/MS.

Mais informações sobre as ações de inovação do Sebrae/MS podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.