ASN MS Atualização
Compartilhe

Sebrae/MS e Consórcio COINTA fazem parceria para fortalecer agroindústrias de 14 municípios

Por meio do programa Pró Pantanal, consultorias são realizadas em negócios para facilitar certificações de produtos
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

Empreendedores de agroindústrias de 14 municípios da região norte de Mato Grosso do Sul recebem apoio para realização de análises laboratoriais que permitem a manutenção de certificação de selo que amplia mercado na venda de produtos de origem animal. A parceria do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, com o Consórcio COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) viabiliza a realização desses procedimentos técnicos com 100% de subsídio, reduzindo custo para os negócios.

-

As coletas começaram no dia 18 de outubro e vão ser feitas em produtos acabados como leite, linguiça, manteiga, mel, entre outros, que são elaborados em agroindústrias localizadas nas cidades de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

-

Essas análises são microbiológicas e físico-químicas da água de abastecimento e exigidas para que ocorra a devida regularização de cada produto, seguindo especificações técnicas de origem animal. Os responsáveis técnicos de cada município que integra o consórcio, começam neste mês a fazer a coleta dos produtos em cada propriedade e cada cidade terá um período específico para ocorrer esse levantamento. As agroindústrias já credenciadas vão receber as visitas de forma espontânea até que o trabalho contemple toda a rede que possui o selo SIM-COINTA.

-

A gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, explica que o trabalho conjunto com o Consórcio COINTA contribui para o desenvolvimento de toda uma região de Mato Grosso do Sul. “Essa parceria com o COINTA é importante porque o consórcio é uma referência em nível regional e nacional. Eles são protagonistas no serviço de inspeção de produtos de origem animal, seguindo as regras estabelecidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Eles já registraram mais de 60 estabelecimentos em toda a região Norte, com 14 municípios envolvidos”, dimensiona a gerente.

-

Ela acrescenta que o selo do Programa de Gestão Associada do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal permite que as agroindústrias possam atuar além do município onde estão instaladas e gerar mais vendas.

-

“Essa certificação expande a atuação do negócio para comercializar os produtos além do município, contemplando toda a região de atuação do consórcio. O Sebrae apoia porque o intuito é dar suporte aos pequenos negócios e promover o acesso a novos mercados. Acreditamos que o crescimento de uma cidade, de um país, é feito por meio do pequeno negócio”, destaca Luzicarla.

-

O presidente do COINTA, Enelto Ramos da Silva, reforça que as análises laboratoriais representam também uma valorização do produto oferecido e uma garantia de qualidade para o consumidor final. “A consultoria em gestão da produção e qualidade desempenha um papel fundamental em organizações de todos os tamanhos e setores e vai beneficiar do pequeno produtor ao grande. As ações que orientam no processo de produção, adequação, etc., beneficiam não só quem produz, mas também quem consome esse produto”, especifica Enelto, que também é prefeito de Sonora.

-

O Consórcio COINTA recebeu do MAPA, em 2021, o título de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Esse credenciamento valida que a entidade conceda o selo de Inspeção Municipal Consorciado (SIM-COINTA). As agroindústrias que receberam essa certificação precisam atender exigências técnicas de forma regular para comercializar seus produtos. Atualmente, existem 68 estabelecimentos registrados e outros 49 estão com processo de registro em andamento.

-

Quando houve o credenciamento do consórcio pelo MAPA, dois anos atrás, o Sebrae/MS promoveu parceria e houve apoio para os negócios que estavam pleiteando o selo SIM-COINTA com orientações nas áreas de vendas, de finanças, de marketing digital e suporte para atendimento à legislação e demanda burocrática.

-

Sobre o Pró Pantanal

-

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

-

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

-

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

-