Cursos de culinária e de boas práticas na manipulação de alimentos têm transformado a realidade de famílias no interior de Mato Grosso do Sul. Por meio do programa Cidade Empreendedora, as capacitações promovidas pelo Sebrae/MS chegaram a municípios da faixa de fronteira, na região sul do estado, promovendo qualificação profissional e novas oportunidades de geração de renda.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae/MS em parceria com o governo do Estado e prefeituras de 36 municípios do interior. Na parte sul, sete municípios são atendidos no pacote “Transforma”, que é destinado aos municípios com baixo índice Firjan: Antônio João, Coronel Sapucaia, Japorã, Eldorado, Sete Quedas, Paranhos e Tacuru. Nesses territórios, a execução do programa compreende 18 meses de atuação focados no desenvolvimento local.
Uma das atuações da iniciativa por meio do eixo de Inclusão Socioprodutiva, que tem como finalidade promover a inserção ou reinserção de pessoas no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo. A proposta é gerar trabalho e renda, estimular a autonomia e fortalecer a economia local.
Nesse eixo, são ofertados os cursos de higiene e manipulação de alimentos e de culinária com a proposta de fornecer conhecimento para o desenvolvimento de uma nova profissão ou estimular a criação de um novo negócio às participantes, conforme explica a analista técnica do Sebrae/MS e gestora do eixo de Inclusão Socioprodutiva, Roberta Marca.
“A Inclusão Socioprodutiva contribui para a geração de trabalho e renda ao oferecer acesso à qualificação profissional, capacitações técnicas, orientação para o empreendedorismo e apoio à inserção no mercado de trabalho. Essas ações permitem que os participantes desenvolvam competências, aumentem sua empregabilidade e tenham melhores condições de obter ocupação produtiva ou iniciar pequenos negócios”, esclarece.
“O eixo de Inclusão Socioprodutiva tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento social e econômico, pois busca criar oportunidades para que pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ingressem ou se fortaleçam no mundo do trabalho, ampliem sua renda e conquistem maior autonomia”, completa a analista.

Dentre as cerca de 250 participantes dos cursos oferecidos no ciclo atual do programa Cidade Empreendedora, duas delas se destacaram pelo aprimoramento e ampliação de opções gastronômicas para comercialização. De Japorã, Isabel Pereira Beraldo e Sônia Apolinário participaram da capacitação e se uniram para oferecer suas produções na Festa da Macaxeira, ofertando produtos derivados da mandioca, como pão, chips e bolo de mandioca, além de sopa paraguaia. A celebração acontece no Assentamento Savana Indiana, na Comunidade Nossa Senhora da Penha.
Isabel conta que já produzia bolacha e a “Trufa da Bel”, apenas por encomenda. Com o curso, passou ao preparo de mais produtos, como o bolo de mandioca e a sopa paraguaia. “Gostei muito de participar do curso, pois agregou com a ampliação dos alimentos que produzo”, destaca.
Sonia também elogia o treinamento. “Foi uma experiência muito boa e aprendi coisas que eu ainda não conhecia. Tivemos a oportunidade de colocar esse aprendizado em prática, preparando diversas receitas e organizando um momento de degustação para a comunidade. Foi muito gratificante”, destacou.
Com a presença marcada na Festa da Macaxeira, Sônia celebra a capacitação. “Isso mostra que o curso já está trazendo resultados para o nosso trabalho e para a comunidade. Sou muito grata à professora e a todos que proporcionaram essa capacitação. Foi excelente e fez a diferença para nós”, completa Sônia.
Metodologia que prioriza praticidade e produção para vendas
Com carga horária de 20 horas, o curso de Consultoria em Gastronomia e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos adota uma metodologia que combina teoria e prática, com aulas dialogadas, atividades supervisionadas, dinâmicas em grupo e demonstrações técnicas. O objetivo é capacitar para estimular a produção de alimentos com qualidade, segurança e potencial de comercialização.

“O curso foi pensado dentro da realidade dos participantes. Com um olhar prático, trouxe ingredientes acessíveis, técnicas que cabem na cozinha de casa e foco em qualidade. A grande diferença está na versatilidade. Ensinamos bases e tipos de massas que podem ser aplicadas em diversas preparações. Assim, o aluno não aprende só ‘uma receita’, ele aprende um método que consegue reproduzir e adaptar tanto para o consumo da família quanto para criar um cardápio de vendas”, explica a facilitadora do curso e consultora do Sebrae/MS, Meiry Deboleto.
Nos dois primeiros dias, os alunos recebem orientações sobre legislação sanitária, noções gerais sobre alimentos, princípios das boas práticas de manipulação, requisitos de estrutura física para áreas de preparo, higiene pessoal e do ambiente de trabalho, além de demais assuntos ligados à biossegurança.
A partir do terceiro dia, o foco passa a ser a prática culinária. Os participantes aprendem técnicas de preparo de pães, massas e salgados, incluindo a massa base para diferentes aplicações, como fatias húngaras, enrolados e mini pizzas, além de esfihas abertas e fechadas, sopa paraguaia e massa para pastel. Na sequência, são desenvolvidas receitas de bolachas e biscoitos, ampliando as possibilidades de produção para venda.
O curso é encerrado com um módulo dedicado à culinária regional sul-mato-grossense, valorizando a identidade gastronômica local. Entre as receitas trabalhadas estão arroz carreteiro, macarrão de comitiva, doce de mamão verde com coco, doce de abóbora e bolo de flocão com goiabada e requeijão, preparações que unem tradição, técnica e potencial de mercado.
Para além dos aspectos técnicos, a consultora do Sebrae/MS elenca outras considerações realizadas ao longo do treinamento, que são importantes, como. produzir com segurança para gerar confiança do cliente e evitar perdas, além da padronização de receitas, porções e apresentação. “Isso garante qualidade constante e ajuda no cálculo de custo e preço”, reforça. Para ela, o olhar empreendedor é essencial. “Mostrar que cozinhar vai além do sabor. É cuidado, é amor, é responsabilidade. Quando a pessoa entende o valor do que produz, ela consegue transformar isso em um produto e em uma fonte de renda”, finaliza Deboleto.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.

