ASN MS
Compartilhe

Produtores da agricultura familiar de Rio Verde participam de oficina sobre prevenção de doenças

Capacitação foi realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano
Por Yuri Martins
ASN MS
Compartilhe

Como parte do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Verde, realizou uma capacitação voltada para ajudar os produtores da agricultura familiar no combate a doenças e pragas com o uso de técnicas naturais. A oficina foi realizada na última sexta-feira (24) e o conteúdo foi apresentado aos produtores pelo consultor do Sebrae/MS, Oswaldo Ramalho Neto.

O consultor desenvolve um trabalho no âmbito rural, junto aos produtores do município, por meio do eixo “Compras Públicas” – uma das vertentes do programa Cidade Empreendedora. Os agricultores são acompanhados e recebem orientações para que consigam fornecer alimentos à prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

De acordo com Neto, passar estratégias de prevenção contra doenças fúngicas são essenciais para os agricultores, visto que muitas das vezes o alimento é destinado as escolas do município. “Apresentei técnicas que são preventivas contra doenças e contra insetos transmissores, visando ajudar o agricultor a melhorar sua produção e principalmente focando nesse público que é de crianças da merenda escolar. Além disso, tratamos também de outra substância para fortalecer o enraizamento das plantas, ter uma aceleração e rápido desenvolvimento”, explicou o consultor.

Para o agricultor, Délcio Lourenço, a oficina ajudou bastante os produtores de Rio Verde a adotar estratégias para melhorar a qualidade dos alimentos. “Foi muito interessante tudo que foi apresentado para nós sobre a prevenção de doenças em hortaliças. Hoje, nós fornecemos os alimentos para a merenda escolar, então, o quanto mais orgânico a gente conseguir produzir, vai ser melhor para nossa saúde e para a saúde das crianças. Portanto, a oficina foi muito boa e vai nos ajudar muito”, finalizou.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Luciene Brandão, a oficina foi bastante didática e bem produtiva. “A oficina teve uma boa adesão para os produtores. Foram passadas técnicas naturais de combate a doenças por meio da utilização de defensivos agrícolas naturais, além do método do plantio direto e planejamento de produção. Então, eu achei muito interessante e técnico, o conteúdo foi apresentado de forma bem didática e auxiliou bastante os produtores”, ressaltou a secretária.

Para saber mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800.