Evento gratuito é realizado no município pelo Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal
Nesta segunda-feira (17), é realizado em Terenos, o Dia da Oportunidade. Promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento traz uma ampla programação para o público composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios.
Em uma solenidade realizada no início da manhã, a abertura do Dia da Oportunidade reuniu representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, o prefeito de Terenos, Henrique Budke, destacou a importância da iniciativa: “Desde o início do Cidade Empreendedora, nós conseguimos estar mais próximos do pequeno empresário e mostrar que a prefeitura não é somente uma cobradora de impostos, mas sim, uma geradora de oportunidades, e esse evento é mais um exemplo desse trabalho feito em parceria com o Sebrae. É um dia repleto de ações que vem para atender o pequeno empresário, o produtor da agricultura familiar e a população”.
Segundo o diretor-superintendente em substituição do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a principal proposta do evento é levar conhecimento para fortalecer os empreendedores locais. “Atuamos junto com a prefeitura, Sindicato Rural e Associação Comercial, para promover a transformação do município e o Dia da Oportunidade é mais uma ação que tem esse propósito e vem ao encontro com as necessidades dos empreendedores locais. Trazemos hoje oportunidades para os pequenos negócios e contamos com o engajamento de cada um, para que eles sejam protagonistas e continuem trabalhando em prol da sua empresa. Isso vai fortalecer o comércio local, aumentar a geração de emprego e renda e promover o desenvolvimento do município como um todo”, pontuou Tito.
Também participaram da abertura do Dia da Oportunidade, entre as lideranças locais presentes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Meio Ambiente, Valdecir Batista Alves; o presidente da Associação Comercial de Terenos, Rogério Ribeiro; o presidente do Sindicato Rural, Cleiton Ravázio; e representando a Câmara Municipal, o vereador Zé Paraíba.
Empreendedores no Dia da Oportunidade
Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. Rosemeire Ferreira Correa, por exemplo, veio do Assentamento Nova Querência para expor os temperos artesanais que produz junto com o marido.
“Nós nos preparamos para estar aqui hoje, chegamos a fazer trezentos potinhos de tempero para a venda. Os meus produtos são todos certificados e fazemos para todos os gostos, tem de alho, sal e óleo, além de outras opções com ervas finas e pimenta. O evento está sendo bom para a gente conseguir mostrar o nosso produto e vender mais. Vende um pouquinho aqui, outro pouquinho ali e, no fim do mês, nosso salário está garantido”, comemorou Rosemeire.
Ações para os pequenos negócios
O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que continuam no período da tarde desta segunda-feira, promovida no Centro Municipal de Múltiplas Atividades, que fica na Avenida Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, das 8h às 19h30.
A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.
Com o tema “O catador de sonhos”, a palestra magna será ministrada por Geraldo Rufino, das 18h às 19h30. Geraldo é um empresário case de sucesso, que passou de catador de latas a dono da maior empresa de reciclagem da América Latina e, durante a palestra, apresenta para o público a trajetória que percorreu e os desafios enfrentados.
Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios que também será realizada hoje. Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h.
Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site oficial.