Empresárias Ana Clara Rosa Balbe, de Campo Grande e Carolina de Azevedo Andrade, de Bela Vista, aproveitam festejos para atrair clientes
Após dois anos de restrições devido às medidas de biossegurança, os tradicionais “arraiás” que acontecem nos meses de junho e julho voltaram em 2022 com um clima especial e muita expectativa. Com o mercado em movimento, os pequenos negócios sul-mato-grossenses têm aproveitado a ocasião para oferecer produtos e serviços, além de inovarem para atrair clientes.
A empresária Ana Clara Rosa Balbe, de Campo Grande (MS), dona da Personal Pets CG, trabalha no ramo pet há seis anos e conta que, desde a abertura do empreendimento, a inovação a acompanha. “Assim que criei a empresa, eu prestava todos os meus serviços na casa dos meus clientes. Eu oferecia passeios, adestramento, petsitter – cuidadores de pet que iam até a casa dos clientes quando eles viajavam. E, há três anos, pude realizar o sonho de montar o meu espaço físico de hotel e creche para cães”, disse.

Após a estruturação do negócio, inovar nos produtos foi a receita de sucesso que ela manteve durante os festejos juninos, ao oferecer uma programação diferenciada para os bichos de estimação. “Aproveitamos o mês de junho para fazer uma festa junina para nossos alunos (cães). Fizemos uma decoração especial, encomendamos comida típica (especial para cães), fizemos quadrilha, caça ao petisco típico e tiramos fotos de todos os alunos no painel. Além disso, aproveitamos para arrecadar ração para protetores de animais, já que o ingresso para os cães que não eram alunos foi um saco de ração de 5kg”, diz Ana Clara.

Outra que está aproveitando as festividades é a empreendedora Carolina de Azevedo Andrade, dona da Brigadeiro Mania, que fica no município de Bela Vista (MS). Ela conta que, desde pequena, é apaixonada por doces e seu primeiro contato foi na infância vendo a avó cozinhar. Alguns anos depois, ainda na época do colégio, começou a fazer seus próprios quitutes para vender.

“Comecei a empreender com os doces artesanais em 2010, ainda na época do colégio. Depois, parei um tempinho e retornei em 2012, junto com a faculdade e assim criei a Brigadeiro Mania. No começo, senti um pouco de dificuldade com os meus investimentos iniciais e a gestão do negócio, mas, segui em frente com a ideia”, conta Carolina.
Para o período junino, ela pensou em estratégias para atrair novos clientes. “Esse ano inovamos nos doces típicos. Após uma pesquisa com nossos clientes, percebemos que a cidade estava bem carente de doces típicos de festa junina e fomos os primeiros a trazer doces nesse segmento. Atendemos com bolos temáticos dos mais variados, além de itens como pamonha, curau etc. Isso nos abriu muitas portas e alcançou novos clientes. Por serem produtos que estão presentes na mesa do povo, os doces foram aceitos por pessoas das mais diversas idades e culturas”, menciona.

Jornada Empreendedora
Preparar-se para datas comemorativas e festas tradicionais com a oferta de produtos diferenciados pode trazer vantagens para os empreendedores, empenho traduzido em vendas. Porém, até chegar nesse momento, é preciso planejamento e estruturação do negócio.
Logo após a abertura do espaço físico, uma das maiores dificuldades percebidas por Ana Clara, por exemplo, foi encontrar funcionários experientes, captar e fidelizar os clientes. Hoje, ela aponta que ainda precisa melhorar a gestão, mas quando mantém sua equipe unida e motivada, ela consegue obter bons resultados. Para a empreendedora, as melhorias vieram quando começou a participar do programa Sebrae Delas, oferecido pelo Sebrae/MS.
“Desde o início da pandemia fiz os cursos do Sebrae com mais frequência e todos eles me ajudaram muito naquele momento em que tínhamos incertezas sobre o que seria das nossas empresas. Desde a abertura da empresa, participo dos cursos e eventos do Sebrae. O Sebrae Delas veio para complementar mais ainda a parte de gestão e organização financeira”, expôs.
A empresária Carolina de Azevedo Andrade também participa do Sebrae Delas e, nele, viu a possibilidade de aprimorar a gestão do negócio e o marketing da Brigadeiro Mania. “Fazer parte do programa me ajudou a conhecer melhor o que é empreender, sobre como é realmente ser uma empreendedora de sucesso. Hoje, sei que preciso conhecer meu cliente, além de me tornar uma pessoa livre no meu negócio, sabendo por onde começar e o que fazer, hoje eu tenho uma direção”, conta.
Conheça o Sebrae Delas
O Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Realizado pelo Sebrae/MS, busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino por meio do suporte à gestão, capacitação, oficinas, encontros, consultorias e mentorias.
Para informações sobre as demais ações do Sebrae/MS entre em contato por meio do número 0800 570 0800.

