Palestra “Um salve para o futuro, o que você precisa saber para escolher a sua profissão” foi realizada nos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Coxim
Depois de mudar completamente a maneira como as pessoas se comunicam, compram e vendem, a revolução digital também transformou o mundo do trabalho e é preciso olhar para as profissões, funções e ocupações que estão por trás dessa evolução. Para debater o tema, o Sebrae/MS levou essa reflexão aos estudantes dos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Coxim nesta semana, por meio do Programa de Educação Empreendedora.
Mais de 400 alunos participaram da iniciativa, sendo 130 estudantes de Chapadão do Sul, 230 jovens de Costa Rica e pelo menos 70 em Coxim. A palestra “Um salve para o futuro, o que você precisa saber para escolher a sua profissão” foi ministrada pela desenvolvedora de software Alline Oliveira e o analista-técnico do Living Lab MS, Flávio Domeniche.
Durante os encontros, os especialistas falaram das diversas possibilidades de atuação que envolvem tecnologia e também sobre o processo de escolha de uma profissão e os caminhos para que os jovens possam começar a empreender. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os mercados de jogos, marketing, programação, startup e maker. Eles queriam saber quanto ganham as profissões envolvidas com tecnologia, onde eles poderiam atuar e como que eles poderiam iniciar na área”, avaliou Flávio Domeniche.
O corpo docente também ressaltou a importância de discutir o futuro e auxiliá-los a refletir sobre a tomada de decisão dos alunos. É o caso da diretora do Colégio Maper, de Chapadão do Sul, Luceni Martins Maran. “Muitas vezes, eles sabem que existem outras profissões, mas não sabem que graduação fazer. Eles gostaram muito de saber que existe possibilidade de trabalhar com desenvolvimento de jogos e que profissionais de várias áreas podem trabalhar nesse mercado”, comentou.
Para o diretor da Escola Estadual Viriato Bandeira, de Coxim, Geovane Cândido da Silva, destacou que o fomento à educação empreendedora com a discussão das profissões reforça o trabalho já desenvolvido pela escola com as disciplinas de empreendedorismo social, intervenção comunitária e projeto de vida, relacionadas a essa visão do futuro.
“Eles desenvolvem projetos de empreendedorismo dentro da sociedade, essas intervenções com relação aos conceitos alinhando a disciplina de intervenção comunitária. Tudo isso promove o desenvolvimento do estudante com foco no projeto de vida, não só a importância de entrar na universidade, mas também ter outras opções que possam fortalecer o conjunto de possibilidades que eles têm potencial para alcançar”, disse.
Já a diretora da Escola Estadual José Ferreira da Costa, de Costa Rica, Liliane Carrijo Gomes de Menezes, também ressaltou a importância da iniciativa. “Os alunos gostaram muito de participar do evento, onde eles tiveram a oportunidade de refletir sobre as profissões e também puderam perceber a importância de planejar o futuro. O evento abre um leque de possibilidades e traz para muitos esperança e visão do que pode ser conquistado”, falou.
Essas e diversas outras ações são implementadas nos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Coxim, que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e parceria com as Prefeituras Municipais, para promover o desenvolvimento local.