ASN MS
Compartilhe

Palestras e talk shows gratuitos sobre artesanato são destaques no CRAB

CRAB recebe programação de artesanato do Centro-Oeste com a presença do arquiteto Marcelo Rosenbaum
Por Nayara Tiago
ASN MS
Compartilhe

CRAB recebe programação de artesanato do Centro-Oeste com a presença do arquiteto Marcelo Rosenbaum

Para aproximar o público um pouco mais do Centro-Oeste, tema da mostra “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, nova ocupação do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), iniciou nesta segunda-feira (12) e encerra-se na sexta-feira (16), uma verdadeira imersão no artesanato da região, com programação de palestras e talk shows gratuitos. Entre as presenças confirmadas está a do arquiteto Marcelo Rosenbaum.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz da Silva Vieira, a imersão no artesanato do Centro-Oeste contribui para a arte regional, proporcionando aos artesãos estar no principal painel onde se comercializa o artesanato brasileiro. “A ideia é mostrar o quanto o artesanato influencia no desenvolvimento econômico local, principalmente, por se tratar de um evento aberto ao público, mas que trata de temas voltados para os artesãos que vieram dos estados. Além disso, eles poderão alavancar a geração de negócios e quem sabe até exportar esse artesanato”, disse.

Na ocasião, o público terá a oportunidade de aprender mais sobre artesanato. Será realizado na terça-feira (13/09), das 09h às 11h, o talk show “Artesanato como negócio”, com a participação de Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio, Flávia Torres e Jeanne Ferré, da Parceria Carioca, com mediação de Décio Coutinho, Gestor em Economia e Cidades Criativas e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural.

Na quarta-feira 14), das 14h às 16h, acontece a palestra “Territórios criativos: artesanato, inovação e sustentabilidade”, com Décio Coutinho; e na quinta (15/09), das 14h às 17h, haverá uma palestra de Design Essencial e visita guiada com o arquiteto Marcelo Rosenbaum. A inscrição é gratuita, devendo ser realizada previamente através do site Sympla (www.sympla.com.br/intervencao-de-artesanato__1709929).

Parte da programação será restrita a convidados – na segunda-feira (12/09), das 14h às 17h, haverá uma visita guiada pela exposição e apresentação do processo criativo da mostra com o Instituto Colibri; na terça (13/09), das 14h às 17h, visita à loja Parceria Carioca, no Museu do Amanhã (agenda externa); na quarta (14/09), das 09h às 11h, será a vez de um talk show sobre “O artesanato como identidade cultural pelo olhar dos mestres”; na quinta (15/09), das 09h às 11h, terá uma visita técnica à loja Mãos Brasileiras, no Centro Cultural Banco do Brasil (agenda externa); e na sexta (16/09), das 09h às 10h, ocorrerá uma visita guiada com participantes do Café com Negócios, que acontecerá na sequência, das 10h às 11h.

Ao longo do período da ocupação, o CRAB receberá outros eventos gratuitos: uma programação voltada ao turismo do Centro-Oeste e a Semana Pantaneira. Recentemente, houve uma mostra gastronômica com a presença de chefs de cozinha da região. Além dessas atividades, o CRAB conta, também, com uma programação fixa destinada ao público infantil. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.crab.sebrae.com.br ou pelo Instagram @crabsebrae.

Exposição

A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Há ainda uma loja com a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto.

Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.

Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, o encanto se dá por meio de painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas, tábuas de madeira, entre outros objetos.

Serviço:

Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”

Período: Até 29 de outubro de 2022

Endereço: Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.

Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Ingresso: Entrada gratuita

Site: https://crab.sebrae.com.br/

-

Programação de Artesanato do Centro-Oeste (aberta ao público)

Talk show “Artesanato como negócio”

Dia: 13 de setembro de 2022

Horário: Das 09h às 11h

-

Palestra “Territórios criativos: artesanato, inovação e sustentabilidade”

Dia: 14 de setembro de 2022

Horário: Das 14h às 16h

-

Palestra de Design Essencial

Dia: 15 de setembro de 2022

Horário: Das 14h às 17h

-

Endereço: CRAB – Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.

Inscrição: Gratuita

Site: www.sympla.com.br/intervencao-de-artesanato__1709929

-

  • CRAB