Destinos serão apresentados para agências do Rio de Janeiro; artesanato regional já está em evidência com exposição no Centro de Referência
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) recebe uma programação especial de turismo para apresentar destinos de Mato Grosso do Sul às agências de viagens do Rio de Janeiro. Empresários de receptivos do Centro-Oeste também participam desse intercâmbio de negócios. A ação faz parte das atividades paralelas da mostra gratuita “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” e a participação das empresas sul-mato-grossenses na rodada de negócios tem apoio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, iniciativa do Sebrae.
O CRAB está localizado na Praça Tiradentes, 69/71, no Centro do Rio de Janeiro. Empresas de Mato Grosso também participam do evento, que terá além da rodada de negócios, palestras e visitas técnicas para capacitação dos empresários participantes.
A coordenadora estadual do Pró Pantanal, Isabella Fernandes, acompanha a comitiva de empresários e aponta que a união da cultura, artesanato e turismo gera negócios. “Estamos realizando uma linda exposição que leva não só o artesanato da região, mas acaba trazendo toda a cultura, e desta forma a produção associada ao turismo. Essa semana coroamos o segmento do turismo trazendo empresários para comercializar nossos produtos turísticos no CRAB e conhecer a exposição. Nossa expectativa é que o cenário instalado no CRAB inspire muitos negócios e seja capaz de oferecer uma degustação da nossa cultura aos compradores.”
Nesta terça-feira (4), a partir das 9h, acontece o Encontro de Negócios do Turismo destinado aos agentes de viagens convidados. Haverá apresentação dos destinos pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) às 9h30, Rodada de Negócios (10h), visita guiada à exposição (14h), e palestras sobre Turismo e Inovação (15h) e Turismo e Economia Criativa (16h).
Já na quarta-feira (5), será a vez dos empresários de MT e MS realizarem tours por alguns pontos turísticos do Rio. O grupo vai visitar a “Pequena África”, lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária (9h30); Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o mais importante polo da cultura nordestina da cidade localizado no bairro de São Cristóvão (11h30); e Parque da Catacumba, reserva ecológica na Lagoa Rodrigo de Freitas, com apresentação da plataforma e Trilhas, desenvolvida para auxiliar na gestão de trilhas em uma região, município ou parque (15h30).
As empresas do Estado que participam dessa rodada de negócios são Pantanal Hotel (Miranda), Consciência Ecológica (Miranda), Pantanal Jungle Lodge (Corumbá), Pantanal Grill na Brasa (Bonito), Beco da Arte Gastrobar (Bonito), Promenade Bonito (Bonito), Impacto Viagens (Campo Grande), Joice Tur (Corumbá) e Ygarapé Tour (Bonito).
“Nossos empresários, por sua vez, além da rodada vão conhecer o espaço do CRAB, farão visitas por espaços que aliem cultura e turismo no Rio de Janeiro, e assim se inspirar para que nossa cultura esteja cada vez mais viva nos produtos turísticos ofertados em nosso Estado”, destacou Isabella Fernandes.
Artesanato e negócios
A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Há ainda um espaço para a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto.
Por Mato Grosso do Sul, participam cerca de 60 profissionais, das cidades de Campo Grande, Bonito, Jardim, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Três Lagoas. As produções sul-mato-grossenses destacam-se pela matéria prima e técnica utilizada, abrangendo peças em cerâmica, biscuit, madeira entalhada, osso e couro de boi, embalagens de cebola e laranja, colchas bordadas a mão, salsaparrilha, entre outras novidades para encantar o público. Nesse link dá para acompanhar os trabalhos apresentados no CRAB pelos artesãos sul-mato-grossenses.
Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.
Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante pode apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, o encanto se dá por meio de painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas, tábuas de madeira, entre outros objetos. Na editoria Multimídia da ASN é possível ver fotos da exposição, clique aqui.
Até o fim do período da ocupação, o CRAB receberá mais um evento gratuito: a Semana Pantaneira. Recentemente, houve uma mostra gastronômica com a presença de chefs de cozinha da região e uma programação voltada ao artesanato do Centro-Oeste. Além dessas atividades, o CRAB conta, também, com uma programação fixa destinada ao público infantil. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.crab.sebrae.com.br ou pelo Instagram @crabsebrae.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800 ou visite o endereço da iniciativa clicando aqui.