ASN MS
Compartilhe

Páscoa inclusiva: Empresária investe em cafeteria livre de glúten e lactose e se destaca em Campo Grande

Sebrae também dá dicas para empreendedores aproveitarem data comemorativa
Por Maria Luiza Massulo
ASN MS
Compartilhe

Uma das festas mais tradicionais do ano, a Páscoa é uma data marcada por celebrações, família reunida e muito chocolate. Com as prateleiras repletas de ovos da Páscoa, resistir à tentação pode se tornar um desafio, principalmente para aqueles que sofrem com as restrições alimentares causadas por alergias e intolerâncias, por exemplo. Pensando em atender esse público, a empreendedora Heloísa Garcia fundou a Doce Grão Sobremesas, a primeira cafeteria 100% livre de glúten e leite de Campo Grande (MS).

Para as festas deste ano as expectativas são altas. No cardápio, a Doce Grão oferece uma variedade enorme, com ovos tradicionais, trufados, de colher e várias lembrancinhas para serem entregues, como os mini ovos, pirulitos de chocolates e as cestas que reúnem um pouco de tudo. “A Páscoa é uma das nossas épocas mais importantes e quando mais temos procura. As pessoas com restrições acabam confiando na gente, porque sabem que aqui podem comer sem medo de qualquer reação”, conta.

Presentear a família e os amigos com chocolates é a parte mais saborosa das comemorações, por isso as alternativas sem leite e glúten se tornam importantes para que ninguém fique de fora. Mais do que uma cafeteria, a Doce Grão proporciona a inclusão desse grupo, permitindo que todos possam aproveitar a data. “Todos os anos eu atendo alguém já grande, na faixa dos 15 anos, que nunca comeu chocolate por causa da intolerância”, relata a empreendedora.

Como tudo começou

Jornalista por formação, Heloísa decidiu empreender com a gastronomia

A história da Heloísa com a gastronomia começou em 2016. Depois de um diagnóstico médico, a empresária foi aconselhada a seguir uma dieta restritiva, sem glúten, proteína do leite e sem açúcares. Com a dificuldade de encontrar alimentos que atendessem a esses requisitos, Heloísa precisou encarar a cozinha e preparar os próprios pratos. “Na época eu não cozinhava nada, só sabia fazer miojo, brigadeiro e café. Mas, com as limitações que eu tinha e como não conseguia encontrar ninguém que fizesse por mim, tive que aprender e fui tomando gosto pela coisa”, conta.

Jornalista por formação, com o passar do tempo a empreendedora começou a se sentir mais confortável e confiante para inovar, criando suas próprias receitas e despertando o interesse de amigos e conhecidos. Quando começou a receber pedidos de encomenda, Heloísa percebeu que poderia fazer dos alimentos sem glúten e lactose uma oportunidade de negócio e passou a realizar entregas pela Capital. Hoje, com o crescimento da demanda, a empresária possui um espaço aconchegante e preparado para receber a clientela.

Com o negócio em expansão, para Heloísa, atuar no ramo e poder atender esse público traz também muitos ganhos emocionais. Para as pessoas que sofrem de algum tipo de restrição o poder de escolha fica limitado, pois grande parte dos alimentos não são preparados levando em consideração as suas limitações. “É extremamente gratificante poder dizer para as pessoas, principalmente para as crianças, que elas podem escolher qualquer uma das coisas expostas no meu balcão. Grande parte das vezes elas ficam limitadas a frutas e outros alimentos do tipo e não conseguem satisfazer suas vontades”, declara.

Acompanhada pelo Sebrae/MS, em 2022, Heloísa participou do programa Sebrae Delas, que fomenta o empreendedorismo feminino. Na ocasião, ela também conquistou a primeira colocação na categoria Pequenos Negócios, do Prêmio Sebrae de Mulher de Negócios – etapa Mato Grosso do Sul. “Foram momentos muito enriquecedores, onde eu pude conhecer outras empreendedoras, compartilhar experiências e desenvolver características de liderança”, afirma.

Os produtos da Doce Grão Sobremesas, como bolos, cookies e demais doces podem ser acessados pelo perfil no Instagram: @docegraosobremesas.

Dicas do Sebrae para a Páscoa

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, as datas comemorativas são fundamentais para potencializar as vendas e alcançar outros públicos. Para aproveitar bem essa oportunidade é importante pensar fora da caixa e inovar com sabores e recheios diferentes. Além disso, “soltar” a criatividade nas redes sociais é indispensável para a divulgação dessas novidades, então utilizar as hashtags da rede social Instagram e fazer chamadas descontraídas podem ajudar na hora da venda.

Entrar no clima da Páscoa, também é uma ótima forma de encantar os clientes. “Customizar as embalagens, deixá-las decoradas e atrativas, é uma alternativa para conseguir transmitir esse espírito festivo e fazer com que os seus doces se destaquem”, afirma Carlos.

Outra dica está no investimento de nichos de mercado, como é o caso da Doce Grão. Neste caso, o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, recomenda o empresário estudar o perfil do cliente e as suas necessidades. “Você pode utilizar do nicho de mercado, como por exemplo, o ovo de Páscoa ‘fitness’, que tem um público com bastante ascensão. Mas, antes, é importante entender o que realmente o seu cliente quer e o que ele espera, então estude o seu cliente e o mercado em que ele está inserido”, finaliza.

Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

  • Páscoa;