ASN MS
Compartilhe

PodCrescer apresenta episódio dedicado ao crescimento do ecoturismo e suas oportunidades

Gabriel Oliveira e Rafael Souza, proprietários da Icterus Ecoturismo, revelam os segredos por trás da agência especializada em turismo de vida selvagem
Por Nayara Tiago
ASN MS
Compartilhe

O mais recente episódio do podcast PodCrescer, produzido pelo Sebrae/MS, traz uma entrevista exclusiva com Gabriel Oliveira e Rafael Souza, empresários à frente da Icterus Ecoturismo. Nesse episódio, eles compartilham a jornada empreendedora da agência especializada em turismo de vida selvagem no Pantanal.

Durante o episódio, Gabriel e Rafael contam como a ideia de empreender nesse segmento surgiu. Eles revelam que a paixão pela fotografia, pela natureza e pela observação de animais despertou quando participaram de um festival na América do Sul, realizado em Corumbá. Foi nesse evento que tiveram a oportunidade de fazer um curso de observação de aves, promovido pelo Instituto Mamede, e assim descobriram o potencial do turismo de observação de aves.

“Participamos do curso e, ao seu término, percebemos que tínhamos um mercado a ser explorado na nossa região, com um potencial incrível. Estamos no meio do Pantanal, então fomos pesquisar as espécies, entender e estudar melhor o mercado, e começamos a desenvolver roteiros de acordo com as espécies que poderiam ser observadas na região”, disse.

Como biólogos de formação, Gabriel e Rafael já possuíam uma base sólida de conhecimento sobre a fauna e flora do Pantanal. A partir do curso de observação de aves, eles viram uma oportunidade de transformar sua paixão em um negócio rentável. Gabriel Oliveira, um dos fundadores da Icterus Ecoturismo, explica a missão da empresa. “Hoje nós somos uma agência e uma operadora especializada no turismo de vida selvagem no Pantanal. A Icterus monta roteiros personalizados para que as pessoas possam conhecer a nossa região e ter um verdadeiro encontro com a vida selvagem aqui, no Pantanal”, ressaltou Gabriel.

Durante a entrevista, os empresários contam a origem do nome “Icterus” escolhido para a empresa. “O Icterus é um passarinho com uma coloração laranja, às vezes amarelada. Essa é a nossa logo. O nome científico dele é Icterus croconotus e o nome popular é João Pinto. Por ser um passarinho bastante comum e que chama a atenção das pessoas, decidimos incorporá-lo à nossa identidade visual”, completou.

O novo episódio do PodCrescer, com a participação de Gabriel Oliveira e Rafael Souza da Icterus Ecoturismo, pode ser conferido abaixo: