ASN MS Atualização
Compartilhe

Busca por capacitações para empreender atrai público para Capacita+ em Dourados

Município recebe primeira edição do evento do Sebrae e Senac, que oferta ampla programação gratuita até esta quinta-feira (22)
Por Natália Moraes
ASN MS Atualização
Compartilhe

Empreender com planejamento é o diferencial para o sucesso de qualquer negócio. Com isso em mente, parte do público que vai ao “Capacita+” em Dourados busca se preparar para os desafios de ter uma empresa. O evento oferta uma ampla programação gratuita desde o dia 20 e segue até esta quinta-feira (22), no Senac Dourados (Rua Dr. Mário Machado de Lemos, 240). A iniciativa é uma realização do Sebrae e Sistema Comércio MS, por meio do Senac, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED).

Quem vai ao evento se depara com oficinas, palestras e workshops voltados aos interessados em empreender e às pessoas que buscam se qualificar para o mercado de trabalho. No campo do empreendedorismo, a programação aborda diferentes assuntos para a gestão de um negócio, como por exemplo, as oficinas “Como se tornar MEI”, com informações sobre as obrigações e direitos para se formalizar como microempreendedor individual; e “Gestão do Tempo e Produtividade”, com dicas para uma melhor gestão do tempo.

Morador do distrito de Vila Vargas, a 25 quilômetros de Dourados, Vilson Rodrigues da Costa participou da oficina “Como se tornar MEI”, na manhã de quarta-feira (21). O objetivo dele, nessa busca de conhecimento, é se preparar para atuar com o ramo de consultoria. “Estou desenvolvendo uma empresa em que meu papel é organizar as pessoas, trabalhar com elas seu desenvolvimento. Eu vim hoje ao ‘Capacita+’ para me tornar um empreendedor, para me formalizar como MEI”, destacou o participante.

Capacita+: Oficina “Gestão do Tempo e Produtividade” aborda dicas para uma melhor gestão do tempo. Imagem: Messias Ferreira – Sebrae/MS

Outra participante que busca se aprimorar é a professora de geografia Edneuza Ribeiro, também moradora do distrito de Vila Vargas. Na manhã do dia 21, ela já havia acumulado a participação em duas oficinas: “Gestão do Tempo e Produtividade” e “Preparo de Quiche de Abobrinha”. Empreendendo na área da gastronomia com a fabricação de doces, agora ela quer investir na panificação e outros produtos.

“Hoje estou aqui para me capacitar. Estou no ramo da gastronomia, como MEI, e vim aprender, entender mais como funciona o MEI e entrar cada vez mais no mundo dos negócios. Hoje, eu fabrico cucas e cones doces e quero entrar para o ramo da panificação. Estou até vendo o curso da panificação para fazer também. Já participei de duas oficinas, uma de gastronomia, outra de gestão do tempo. Foram muito relevantes e enriquecedoras, ampliei meus conhecimentos”, pontuou Edneuza Ribeiro.

Para a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, a participação dos empreendedores mostra o compromisso em se capacitar, e o Capacita+ reserva diferentes oportunidades para o público. “A programação aborda temáticas desde gestão, finanças, mercado, vendas, até mesmo qualificações de beleza e gastronomia. Então, para aquele empreendedor que quer melhorar o seu negócio, aqui é o momento. Para quem deseja entrar no mercado de trabalho, também temos as mesas de atendimento. O aprendizado é diário, então nós precisamos cada vez mais reciclar o nosso conhecimento, entender o que tem no mercado, as tendências, estar por dentro para que possamos oferecer o melhor serviço para o nosso cliente”.

Empresários comercializam produtos

Além das capacitações, o evento Capacita+ conta com espaço de atendimento gratuito, onde há a presença de diversos parceiros, como a Fundação do Trabalho (Funtrab), que tira dúvidas e divulga os postos de trabalho existentes no estado. E há a Feira de Negócios, com 12 pequenas empresas de Dourados e região que expõem seus itens ao público, das 9h às 18h.

Na feira, é possível encontrar diferentes produtos, desde cosméticos, plantas, geleias, itens de papelaria, acessórios, entre outros. Uma das expositoras é a empresária Quezia Pereira, que mora em Dourados. Há oito meses, ela decidiu atuar no ramo de alimentação saudável e dietas restritivas, produzindo diversos tipos de doces com opções sem glúten, lactose e açúcar. Ela aproveitou o Capacita+ para apresentar seu trabalho e conquistar novos clientes.

“Trabalho com doces, a parte total de confeitaria saudável, sem trigo, sem leite animal e com opções veganas e sem açúcar. Meu público costuma ser de pessoas intolerantes ou que preferem produtos como o que comercializo. Tenho brownies, brigadeiros, bolos de festa, tortas, cookies e outros produtos. Eu busquei o evento para realizar networking, conhecer outras expositoras e mostrar meu trabalho ao público. Tenho boas expectativas para o evento”, afirmou a empreendedora.

Para conferir a programação completa do Capacita+, os interessados podem acessar ms.senac.br/capacitamais ou entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

  • Capacita+