O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em Nioaque em parceria com a prefeitura, realizou para os professores da Rede Municipal de Ensino, nesse sábado (24), duas capacitações voltadas para o fomento do empreendedorismo nas escolas. Foram ministradas, na escola Escola Municipal Guilherme Correa da Silva, as oficinas “Inovação e Empreendedorismo nas Escolas” e “Cidadania e ética nas escolas”.
As ações fazem parte do eixo “Educação” do programa Cidade Empreendedora e vieram para qualificar os docentes com iniciativas que possibilitam o aprendizado do empreendedorismo por parte dos estudantes. “Compreendendo a relevância do tema para o desenvolvimento da metodologia empreendedora em sala de aula, levamos a temática ‘Cidadania e ética nas escolas’ para os professores de Nioaque. Já a oficina ‘Inovação e Empreendedorismo nas Escolas’ propõe ferramentas e soluções para que os profissionais possam promover cada vez mais um ensino de qualidade aos estudantes”, expôs a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso.

Para o professor Otamir da Silva, as oficinas tratam de assuntos que refletem nos âmbitos pessoal e profissional, agregando conceitos importantes ao método de ensino dos professores do município. “Hoje, enquanto educador, vejo uma relevância muito grande nos temas tratados. Principalmente quando se trata de educação empreendedora, porque temos que mostrar aos nossos alunos a importância de associar os valores éticos no desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, oficina nos trouxe instrumentos para fazer esse trabalho junto aos alunos”, pontuou Otamir.
Já a professora Deise Rodrigues afirmou que os temas abordados pelas oficinas impactam diretamente no processo de ensino em sala de aula, esclarecendo conceitos que embasam propostas de ensino para os alunos. “Achei a ação muito pertinente pois vem ao encontro dos anseios do momento, que a escola e sociedade estão vivendo. Estamos passando por diversas transformações no mundo e isso reflete também no ambiente escolar, por isso é necessário ter claro temas tão importantes para nossa vida profissional e pessoal, o que foi cumprido pelo curso”, destacou Deise.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
