ASN MS
Compartilhe

Sebrae/MS capacita educadores em Corumbá e Ladário para promover o empreendedorismo em sala de aula

As oficinas “Metodologias Ativas na Educação” e “Entendendo a Gamificação na Educação” foram realizadas de forma gratuita e reuniram cerca de 47 professores da região.
Por Maria Luiza Massulo
ASN MS
Compartilhe

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, aconteceram em Corumbá, as oficinas “Metodologias Ativas na Educação” e “Entendendo a Gamificação na Educação”. As ações fazem parte do Programa Educação Empreendedora e têm como objetivo capacitar os educadores da região para trabalhar o empreendedorismo dentro da sala de aula, por meio de abordagens dinâmicas e inovadoras.

Segundo a instrutora e consultora do Sebrae/MS, Maria Margarida Fernandes, as iniciativas são realizadas com o intuito dos professores compreenderem a importância de adotar metodologias, que promovam a participação do estudante e o seu protagonismo na construção do próprio conhecimento. “Quando os professores adotam essa metodologia conseguem observar que os alunos ficam muito mais ativos, desenvolvem as características empreendedoras, o trabalho em equipe e o respeito pelas diferenças”, afirma Margarida.

Já o professor Thomáz da Silva explica que a capacitação foi fundamental para que ele pudesse sair da zona de conforto e começasse a pensar em formas diferentes de levar o conhecimento até os alunos. “A oficina permite que a gente reflita maneiras de inovar e despertar novas sensações nos alunos, como o gosto pela aprendizagem”, declara o educador sobre a oficina “Metodologias Ativas na Educação”. Ainda de acordo com o professor, trabalhar metodologias ativas é importante, pois os alunos passam a contribuir com soluções a partir das próprias experiências.

Sobre a palestra “Entendendo a Ramificação na Educação”, o professor Claudio afirma ser interessante trazer a gamificação para a prática pedagógica, porque foge do tradicional, o que torna as aulas menos mecânicas e tediosas para os estudantes. “Essas metodologias são grandes aliadas dentro da educação, é muito maçante para os alunos só copiarem da lousa. Essas atividades mais lúdicas melhoram a forma como eles adquirem conhecimento de forma mais aprofundada”, relata.

Educação empreendedora

Ao longo dos anos, o Sebrae desenvolveu metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção da competência empreendedora, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, integrando conteúdo à prática. De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, além de trazer novas possibilidades para as crianças, o conteúdo leva em consideração a realidade de cada município, o que proporciona o envolvimento da comunidade.

“Nosso principal objetivo ao levar a educação empreendedora para as escolas é fazer com que esses estudantes, que recebem as metodologias do Sebrae, desenvolvam características e comportamentos empreendedores. Esse conhecimento irá apoiá-los no seu desenvolvimento pessoal e prepará-los para futuramente decidirem sua profissão, além de proporcionar aptidões para as exigências do mercado de trabalho”, destacou a gestora.

Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected]