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Sebrae/MS incentiva cadeia do turismo na Capital do Pantanal e Serra do Amolar

Ação, pelo Pró Pantanal, busca fortalecer pequenos negócios no bioma e permitir que agências e operadores com experiência no mercado vendam melhor o destino
Por Rodolfo César
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Ação, pelo Pró Pantanal, busca fortalecer pequenos negócios no bioma e permitir que agências e operadores com experiência no mercado vendam melhor o destino

São mais de 200 anos de história, palco de uma guerra, ponto estratégico de negócios no Brasil, riqueza da cultura pantaneira e ainda o título de Capital do Pantanal. Corumbá é um dos municípios de Mato Grosso do Sul com um rico potencial turístico a ser desenvolvido. Para atuar nesse propósito e promover os pequenos negócios envolvidos nesse trade, o Pró Pantanal, que é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Pure Brasil e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), promoveu famtrip neste final de maio.

A ação envolve uma análise técnica do destino por operadores de turismo experientes, com acompanhamento do Polo Sebrae de Ecoturismo. Atrativos na cidade de Corumbá são um dos focos desse trabalho, bem como pequenos negócios que existem em áreas remotas às margens do rio Paraguai. Essa ação também está direcionada para a Serra do Amolar, que fica distante 5 horas de viagem de embarcação sentido norte do Estado, em área de divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A famtrip serviu para que operadores e agentes de turismo vivenciassem as riquezas histórica, cultural e da natureza existentes em Corumbá e na Serra do Amolar, que é área prioritária para conservação com formação rochosa de extensão de 80 km, que atua como um regulador da umidade local e com papel fundamental para o Pantanal. Nesse viagem estiveram presentes Ana Luiza Guil, da Freeway Viagens; Daniela Meres, da Gondwana Ecoturismo Brasil; Leonardo Monteiro, Venturas; Luis Morales, Pisa Trekking; e Tathiana Almeida, da TA Viagens. Telcio Barboza, gestor do Polo Sebrae de Ecoturismo, acompanhou o tour.

O destino Pantanal passa por um momento de alta procura, ancorado pela divulgação do bioma devido à novela que é gravada em Aquidauana (MS). Felipe Mendes, analista do Sebrae/MS, detalha que o apoio nesse trabalho contribui para aprimorar toda a cadeia que envolve a recepção e preparar melhor os destinos turísticos para receber turistas das mais diferentes partes. Essa construção para fortalecimento do trade é feita de modo a aproveitar a temporada de alta procura e gerar resultados duradouros que consolidam o destino.

“Quando a gente traz uma operadora, uma agência de fora, a intenção é que eles preparem o destino para receber o turista. Esse turista aceita pagar mais, e ele quer ter uma experiência melhor, envolvendo sustentabilidade, conforto. Quando as operadoras vêm, elas vão alinhando tudo isso com o destino. Trata-se de um projeto a longo prazo”, explica Felipe Mendes.

Apresentação de artistas locais em tour por Corumbá, durante famtrip realizada em maio de 2022

Karla Cavalcanti, diretora de Promoção e Mercado da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), acrescenta que após a viagem dos operadores e agências, imprensa especializada também fará o tour para gerar engajamento e promover os destinos. “A realização de famtours e press trips são ferramentas de promoção que permitem a operadores de turismo especializados o conhecimento da experiência e seus diferenciais. Os jornalistas e influenciadores produzem e veiculam matérias e conteúdos com diferentes linguagens, atingindo o público final. É o ciclo completo de promoção, muito importante quando um produto é tão diferenciado.”

A Pure Brasil, com experiência de 20 anos no turismo estrangeiro no Brasil e no trabalho de arregimentar destinos para atender demanda no trade, é parceria do Sebrae/MS. Giancarlo Valias, diretor na empresa, conhece a Capital do Pantanal desde 2015 e trabalhou com o barco hotel Joyce Tur, referência na região do Pantanal. Desde 2020, desenvolve ação com o Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) para ofertar a Serra do Amolar nas prateleiras das agências. Agora, com a inclusão de uma parada em Corumbá, ele pontua que a estrutura que existe necessita de ajustes para garantir mais resultado no mercado.

“Esse é um roteiro pautado em três pilares: a natureza, pessoas e projetos. Os projetos são o Moinho (Cultural – que atende crianças de 7 a 18 anos do Brasil e da Bolívia em uma formação cultural por meio de música e dança), o IHP (organização da sociedade civil que atua na conservação e preservação do Pantanal e da cultura local), a Escola Jatobazinho (instalada em área remota do bioma). Outra envolve as pessoas, que são muito apaixonadas pela região. Já a natureza, é incrível. É um super produto, com um potencial incrível”, destaca Giancarlo Valias.

Daniela Meres, diretora na Gondwana Brasil Ecoturismo, enfatiza que a famtrip permite observar de perto o que de melhor os destinos podem apresentar e facilita identificar pontos que precisam de ajustes para melhorar a experiência do cliente. “Corumbá é uma cidade que tem muita cultura, a parte histórica é riquíssima. Não esperava ver tanto conteúdo e ferramentas para poder mostrar isso”, sinaliza.

Tour por Corumbá passa pelo prédio histórico da Casa Vasques, onde fica a sede do IHP, durante famtrip realizada em maio

Roteiro da viagem

O roteiro da famtrip Serra do Amolar e Corumbá foi feito entre 23 e 28 de maio. As operadoras e agências chegaram na Capital do Pantanal a partir do Aeroporto Internacional da cidade. Logo no primeiro dia, houve tour cultural e histórico, envolvendo apresentação de artistas locais que tocaram viola de cocho e ganzá e entoaram o cururu (dança folclórica tradicional do Centro-Oeste, mas originada em São Paulo, e que pode ser apenas cantada com dois violeiros); além de visita ao Museu de História do Pantanal (Muphan) e a exposição sobre a cultura do homem pantaneiro em prédio do IHP.

Nos demais dias, o grupo viajou em embarcação rio Paraguai acima para visitar a Escola Jatobazinho (escola rural mantida pelo Instituto Acaia), que faz parte da Rede Proteção e Conservação da Serra do Amolar; fez observação da vida selvagem; conheceu comunidades tradicionais ribeirinhas e o artesanato de Aguapé e Camalote; além de realizar a trilha Morrinhos, Trilha Sul, visitar a Baía da Gaíva e o Parque Nacional do Pantanal, tudo na Serra do Amolar.

Felipe Mendes, analista do Sebrae/MS, reforça que no trade turístico os negócios são muito diversificados, formados principalmente por micros e pequenos empreendedores, gerando um impacto positivo amplo para a região. “O mercado do turismo envolve muita gente. O Sebrae apoia a questão porque a gente vai estimular e fomentar para fortalecer esse mercado. Com isso, as pessoas que trabalham com o trade, em diferentes áreas, vão estar capacitadas, vão ter melhor gestão, vão poder agregar mais valor ao produto e ao atendimento que oferecem.”

Ponto de parada durante trilha realizada na Serra do Amolar. Foto: Pure Brasil

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

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