ASN MS Atualização
Compartilhe

Congresso dos Municípios: oficina do Sebrae/MS apresenta uso da IA na modernização da assistência social

A capacitação integrou a programação do encontro e reuniu equipes municipais de cidades atendidas pelo programa Cidade Empreendedora
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
ASN MS Atualização
Compartilhe

A aplicação da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à gestão pública foi tema de oficina realizada nesta terça-feira (9), durante o 4º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, no Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. A atividade, promovida pelo Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora, reuniu cerca de 30 profissionais das secretarias municipais de Assistência Social em uma capacitação voltada ao uso prático de ferramentas de IA no cotidiano da gestão pública.

O programa Cidade Empreendedora é executado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) em 36 municípios do estado. Dentre seus eixos de atuação nos municípios está o Eixo de Inclusão Socioprodutiva, que atua diretamente junto às secretarias de Assistência Social. Nesse sentido, a oficina apresentou aos servidores possibilidades de aplicação da tecnologia na elaboração de relatórios, estudos sociais, planos de ação, análise de dados e estruturação de projetos para captação de recursos, considerando princípios éticos e normativas da área.

O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UDTPP) do Sebrae/MS, Jorge Veneza, destacou que a iniciativa busca aproximar a tecnologia da realidade dos profissionais, contribuindo para uma gestão mais eficiente e inovadora. “Nosso objetivo é levar a tecnologia para as equipes de assistência social e mostrar como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada no dia a dia desses profissionais. A proposta é facilitar processos, dar mais agilidade à elaboração de projetos e relatórios e permitir que essas equipes tenham mais tempo e condições para desenvolver ações que gerem impacto positivo na vida das pessoas atendidas em cada município”, afirmou Jorge.

Segundo o ministrante da oficina, Josué dos Anjos, a capacitação buscou apresentar formas práticas e acessíveis da tecnologia, para apoiar as atividades rotineiras da assistência social sem substituir a atuação técnica dos profissionais. “A Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode otimizar tarefas operacionais, como a elaboração de relatórios, a análise de informações e a organização de dados, permitindo que os profissionais tenham mais tempo para atividades estratégicas e para o atendimento à população. O mais importante é saber orientar a ferramenta com informações claras e utilizar os resultados de forma ética e responsável, sempre com a validação e o olhar crítico do profissional”, explicou Josué.

Tecnologia aplicada ao serviço público

Durante a capacitação, os participantes tiveram acesso a demonstrações práticas sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial como apoio às rotinas da assistência social. O objetivo foi mostrar como a tecnologia pode contribuir para otimizar processos, organizar informações e qualificar a produção de documentos técnicos, ampliando a eficiência dos serviços prestados à população.

A oficina também promoveu um espaço de troca entre os participantes, fortalecendo o diálogo entre diferentes realidades municipais e incentivando a adoção de soluções inovadoras na gestão pública.

Entre os participantes da oficina, a assistente social Fabiane Milioli de Lima Becker, do município de Sete Quedas, ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento do uso da IA e o compartilhamento do conhecimento com as equipes locais da assistência social.

“Já comecei a utilizar ferramentas de Inteligência Artificial no meu trabalho e participei da oficina para aprimorar esse conhecimento. A tecnologia tem contribuído principalmente na elaboração de projetos, documentos e planejamentos, trazendo mais agilidade e auxiliando na organização das informações. É um instrumento que pode facilitar muito a rotina dos profissionais da assistência social e fortalecer a qualidade do trabalho desenvolvido nos municípios”, ressaltou.

Também presente na capacitação, o técnico em gestão da assistência social de Chapadão do Sul, Danilo dos Santos Areco, avaliou que a oficina contribui diretamente para a aplicação prática de ferramentas tecnológicas no cotidiano do serviço público.

“A ideia de participar da oficina é justamente levar novas ferramentas para o meu trabalho, buscando mais agilidade e eficiência nos processos. A Inteligência Artificial ajuda a dar mais celeridade às atividades, qualificar documentos e reduzir retrabalhos, tornando o fluxo entre setores mais rápido e eficiente. É uma tecnologia que não substitui o profissional, mas apoia na entrega de um serviço mais qualificado à população”, destacou.

Cidade empreendedora fortalece gestão pública

A oficina integra as ações do programa Cidade Empreendedora, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão pública e ao desenvolvimento econômico dos territórios. Atualmente, o programa atende 36 municípios sul-mato-grossenses, com ações direcionadas à melhoria do ambiente de negócios e ao apoio técnico às administrações municipais.

A participação no Congresso dos Municípios reforça o compromisso da instituição em apoiar a modernização da gestão pública e a construção de cidades mais eficientes e inovadoras.

Outras informações e ações do Sebrae/MS podem ser obtidas pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800, ou pelo site ms.sebrae.com.br.