ASN MS Atualização
Compartilhe

EmpreendeFest: “Mulheres de negócios” recebem prêmio no 1º Festival de Empreendedorismo do estado

Etapa estadual da premiação valoriza o empreendedorismo feminino e recebeu mais de 90 inscrições neste ano
Por Camila Mortari e Victória Amorim
ASN MS Atualização
Compartilhe

Nos dias 5 e 6, quinta-feira e sexta-feira, respectivamente, acontecerá o Empreendefest, o 1º Festival de Empreendedorismo do Mato Grosso do Sul. O evento também será palco da revelação das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios. A iniciativa, que valoriza o empreendedorismo feminino ao premiar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres, teve 97 inscritas, e deste número, sairão três campeãs de cada categoria da premiação, sendo elas: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual e Produtora Rural. A relevação ocorrerá no espaço Arena Business do EmpreendeFest, no dia 5 de outubro, às 15h, no Bosque Expo (Av. Cônsul Assaf Trad, 4796).

No evento, que será gratuito, haverá a presença de mais de 60 expositores. Dentre os segmentos que estarão presentes, destaca-se o espaço exclusivo para o empreendedorismo feminino. A ideia é dar suporte às mulheres a partir da oportunidade de promoverem seu negócio, conquistar mais clientes e, também, conhecer outras empreendedoras e suas jornadas. Para quem quiser conferir o trabalho das produtoras, além da revelação do prêmio e palestras ministradas por nomes renomados do mercado, é possível fazer a inscrição pelo link: empreendefest.com.br.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios existe desde 2004, e visa também unir a rede de mulheres empreendedoras através do contato e visibilidade. Ele faz parte das ações do programa Sebrae Delas, que incentiva o empreendedorismo feminino, e de acordo com a gestora estadual da iniciativa em Mato Grosso do Sul, Vânia Bispo, o espaço do EmpreendeFest serve para impulsionar a visibilidade dos negócios liderados por mulheres e o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de incentivar e prestigiar o protagonismo feminino.

“O Prêmio vem com esse intuito de reconhecer essa capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia, gestão empresarial, que geram negócios, impacto social positivo, impacto econômico, não só na vida dessas mulheres, não só na vida dessas empresas, mas também na região na qual elas atuam e estão inseridas. Então, o prêmio é muito mais do que só reconhecer uma empreendedora, é reconhecer uma categoria toda”, completa a gestora.

As mulheres que decidiram empreender já ultrapassam 122 mil no estado, segundo o estudo “Donas de Negócio no Brasil”, disponível no DataSebrae. Uma delas é a proprietária da Fazenda “Soul Leve”, Juliana Moro Trombini, produtora de manteiga Ghee sem lactose e sem caseína, que foi ganhadora da categoria Produtora Rural do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no ano passado. A empresária afirma que a jornada como mulher empreendedora não é fácil, mas com persistência e o apoio do Sebrae está conseguindo alcançar seus objetivos.

“Na minha perspectiva, o Prêmio faz com que eu seja encarada com maior autoridade no mercado e me proporciona reconhecimento como empresária. Além disso, reforço a importância do programa para incentivar o protagonismo feminino que ainda é muito discriminado no mercado”, reforça a empresária.

Juliana é do município de Pedro Gomes e atualmente vende o produto para todo o território nacional, especialmente para empórios e lojas de produtos saudáveis. A empreendedora enaltece que desistir não é uma opção, e incentiva que outras mulheres persistam e busquem ajuda de iniciativas que apoiam o movimento feminino.

Serviço – EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do MS

Data: 5 e 6 de outubro

Hora: 14h às 20h

Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês – Campo Grande/MS

Investimento: Gratuito