Na próxima sexta-feira (20), o Movimento Norte Forte MS/2030 e o Sebrae vão lançar o Plano de Desenvolvimento da Região Norte de Mato Grosso do Sul. O lançamento acontece às 9h no CTG Chama Crioula, onde são esperadas cerca de 300 pessoas, incluindo membros do Governo do Estado, representantes do setor produtivo de MS, prefeitos, empresários e lideranças locais.
O plano contempla ações para fortalecer a Região Norte até 2030. Elas foram criadas de forma conjunta pelas lideranças empresariais e gestores públicos municipais que participaram do programa LIDER – Liderança Para o Desenvolvimento, idealizado pelo Sebrae/MS para estimular o desenvolvimento e o protagonismo de lideranças locais.
“Vamos apresentar para a população a nossa realidade regional em um projeto com inúmeras ações dentro do Comércio, Serviços, Turismo e Agronegócios. Foram meses de encontros de líderes, em muitas mãos que resultou este projeto, estamos trabalhando com o intuito de fazer o desenvolvimento regional”, explica Sérgio Luiz Marcon, participante do programa LIDER e diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (COOASGO).
O lançamento do Plano de Desenvolvimento da Região Norte ocorre durante a realização da primeira edição “MS Que Construímos”, iniciativa do Sebrae para apresentar as últimas novidades em políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios do estado. A programação foi criada embasada nos temas desburocratização e acesso ao crédito.
O MS Que Construímos contará com palestras sobre as principais mudanças trazidas pela Lei da Liberdade Econômica, legislação que reduz a burocracia no Estado e fomenta a atividade empresarial; o sistema financeiro do futuro e as novas alternativas de crédito disponíveis para os pequenos negócios, ação que integra o Programa de Crédito Orientado do Sebrae/MS; entre outros.
“O MS Que Construímos é a solidificação das ações que realizamos para criar um ambiente de negócios favorável. Iremos divulgar as inovações neste cenário e auxiliar o poder público nestas novidades em gestão e políticas públicas, que vieram para desburocratizar e facilitar a vida dos empresários”, afirma o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Para participar do MS Que Construímos em São Gabriel do Oeste, basta se inscrever por meio do link. O evento é gratuito e aberto para a população. Além do município, o Sebrae levará a iniciativa de abrangência estadual para outras cidades de Mato Grosso do Sul.
Programação “MS Que Construímos”
9h às 10h30 – Lançamento do Norte Forte MS 2030
10h30 às 11h30 – Sistema financeiro do futuro e as novas alternativas de crédito
11h30 às 13h30 – Intervalo para o almoço
13h30 – Palestra: Lei da Liberdade Econômica, entenda as principais mudanças
14h30 – Palestra: Lei do Selo Arte e seus desafios
15h30 – Palestra: Nova Lei de Licitação – Como se adequar à realidade
